banner-on-line-1181x374

Persistência e sonhos são relatados no evento Empreender para Crescer

O evento Empreender para Crescer reuniu cerca de 150 pessoas no CTG Rancho Amigo, em Barão de Cotegipe, na sexta-feira (07). A atividade, que teve como objetivo estimular mulheres e jovens a serem empreendedores, foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura de Barão de Cotegipe. A programação contou com relatos de sucesso na área.

“Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”, observou a extensionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Barão de Cotegipe Sandra Palavicini, na abertura do evento.

A empresária Lindanir Canelo relatou sua experiência pessoal e profissional enfatizando as dificuldades que enfrentou, principalmente no período de pandemia, e as oportunidades que aproveitou para seguir na atividade com sucesso. Jovens também relataram experiências e perseverança para conquistar seus objetivos.

As extensionistas rurais Karen Marchetto e Nádia da Rosa destacaram os cursos que a Emater/RS-Ascar realiza voltados para a capacitação de mulheres e jovens, através do Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Entre os cursos promovidos foi enfatizado o de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, o curso tem como foco o bem-estar no campo, qualidade de vida dos produtores e sucessão familiar. No final do curso, os alunos elaboraram um projeto prático em suas propriedades. Karen também abordou os outros 11 cursos ministrados no Cetre, bem como a infraestrutura do local para capacitação dos produtores.

O Sicredi e a Cooperativa Alfa também expuseram os cursos e ações voltadas para capacitação de jovens e mulheres e sobre o cooperativismo, além de outras informações sobre esses temas. O casal de jovens Laercio e Sandra Lerin falou das experiências na atividade leiteira, na qual relataram as dificuldades, esperança e persistência na atividade. A jovem Rocheli Tomazeli relatou sua trajetória pessoal e profissional na área do agronegócio.

Abertura – O evento contou com as presenças do prefeito, Vladimir Farina, primeira-dama, Anelice Farina, da Sicredi UniEstados Idanir Scalabrin, do Sindicato dos Trabalhadores Glauciane Przylepa, gerente de Agronegócios da Alfa, Eudes Biavatti, diretor da Fetag, Adilson Machado da Silva, supervisora do Senar Francine Nava, extensionista da Emater/RS-Ascar de Barão de Cotegipe Jonas Farina, coordenadora de pessoas e Cooperativismo do Sicredi UniEstados, Tatiane Toso Bertolla.

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS