Pelo 3º ano consecutivo gatos lideram a preferência nas adoções
O Adote Petz, programa de adoção do Grupo Petz, acaba de divulgar levantamento no qual o seu número de adoções atingiu em 2022 a marca de 66 mil pets adotados, desde a sua criação, em 2007. Pelo 3° ano consecutivo um dado que se destaca é a liderança dos felinos nas preferências dos tutores, o número de gatos adotados no ano passado foi maior que o de cães, 63% contra 37%. Em 2020 esse número foi de 57% de gatos e 43% de cães, já em 2021 62% de gatos e 38% de cães.
Quando olhamos pela ótica felinos ao longo dos três últimos anos, podemos verificar um aumento de em 2021 de 21% a/a, e de 23% em 2022 a/a, ou seja, apenas reforçando a tendência de adoção de gatos no nosso programa. Além disso, se formos analisar por regiões do Brasil, em 2022 a região Sudeste saiu na frente nas adoções de felinos do nosso programa, principalmente o estado de São Paulo. Vemos cada vez mais os gatinhos ganhando espaço nos lares dos brasileiros.”A liderança dos gatos na preferência das adoções é uma tendência que reforça ainda mais o movimento da Dominação Mundial Felina, criado e liderado pelo Cansei de Ser Gato há quase 10 anos. A desmistificação dos gatos através da criação de conteúdo e o desenvolvimento de produtos exclusivos visando bem-estar e qualidade de vida é o principal pilar do nosso trabalho. Os resultados do programa Adote Petz são gratificantes!”, comenta Amanda Norico-fundadora da Cansei de Ser Gato, adquirida pela Petz em 2021.
O programa Adote Petz, o maior programa da adoção do país, completou 15 anos em 2022. O projeto atua em três diferentes pilares, primeiro o estímulo à adoção responsável, através de um rigoroso trabalho de entrevistas dos futuros tutores, orientação e compartilhamento de conteúdo; segundo em doações de recursos obtidos através de parcerias com a indústria pet, editora MOL e o Movimento Arredondar; e na formação das ONGs, em parceria com a Phomenta, por meio de treinamentos e certificações que garantem a governança sobre os recursos repassados.
Hoje, o Programa Adote Petz conta com a participação de mais de 120 ONGs e protetores independentes homologados, que passam por rígidos critérios de seleção. Por meio do Adote Petz, milhares de cães e gatos têm a chance de encontrar um lar todos os dias, atualmentepresentes em lojas nas 5 regiões do país, e que possuem espaços exclusivos para adoção.
O Adote Petz, além de promover a adoção responsável disponibilizando espaços permanentes dedicados em nossas lojas, também atua com eventos de adoção aos finais de semana em parceria com nossas ONGs, que podem ser consultados semanalmente no Blog da Petz pela aba de Eventos: Link
Sobre o Grupo Petz
O Grupo Petz é o maior e mais completo ecossistema do segmento pet brasileiro. Sua plataforma alia a experiência de compra e atendimento diferenciado na maior rede de lojas físicas do país à conveniência e agilidade de seus canais digitais. Somam-se a esta estrutura os segmentos de produtos de marca própria e de serviços, no qual se destacam as principais redes do Brasil de centros de estética para pets e de clínicas e hospitais veterinários — estes sob a marca Centro Veterinário Seres. A Petz possui mais de 200 lojas, nas 5 regiões brasileiras,
Ao realizar sua oferta inicial de ações (IPO), em setembro de 2020, a Petz tornou-se a única empresa do setor no Brasil com capital aberto e iniciou uma nova fase de crescimento, com aquisições de companhias que ampliam os produtos e serviços oferecidos a seus clientes. Em junho 2021, a Petz adquiriu o Cansei de Ser Gato (CDSG), uma das maiores plataformas digitais de conteúdo e produtos exclusivos para gatos. Na sequência, em um movimento único de transformação e consolidação no segmento, comprou a Zee.Dog — marca global que conecta cães aos humanos e se tornou a plataforma pet mais disruptiva do mundo, comercializando seus produtos e acessórios exclusivos e inovadores em mais de 45 países. A transação inclui ainda a Zee.now, serviço de entrega superexpressa de produtos pet. Em novembro, o Grupo Petz concluiu a aquisição da Cão Cidadão, maior franquia de adestramento em domicílio da América Latina. Criada por Alexandre Rossi, personalidade referência em comportamento animal, a empresa já ajudou mais de 100 mil famílias a melhorar a interação com seus pets. Ainda em 2021, a Petz precificou o follow-on e levantou R$779 milhões, a demanda para participar foi quatro vezes superior à oferta disponível. Em 2022, para reforçar ainda mais a presença no segmento a Petz adquiriu a Petix, a líder no mercado de tapetes higiênicos no Brasil com a marca SuperSecão.
O Grupo Petz é ainda responsável pelo Adote Petz, um dos maiores programas de adoção de cães e gatos do país, com mais de 60 mil adoções promovidas, desde 2007.