Pavimentação da Transbrasiliana: Será que agora sai do papel?

Projeto da Transbrasiliana avança com aprovação oficial do DNIT

A mobilização regional pela pavimentação da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, registrou um avanço significativo nesta semana. Uma comitiva representando o Alto Uruguai recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a portaria que oficializa a aprovação do projeto da obra.

A confirmação foi feita pelo superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, que ressaltou a importância do engajamento regional para o desenvolvimento do projeto. Conforme explicou Hiratan, o próximo passo crucial é assegurar a inclusão da obra na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, o que possibilitará a liberação de recursos federais para a execução das obras.

A aprovação do projeto é resultado de um esforço conjunto, que incluiu uma audiência pública realizada em junho. O evento reuniu centenas de representantes da comunidade, empresários e autoridades de toda a região, todos unidos pelo objetivo comum de viabilizar a pavimentação da Transbrasiliana, reconhecida como um motor potencial para o desenvolvimento do Alto Uruguai.

A portaria representa um marco técnico e um passo decisivo para transformar uma demanda histórica em realidade. A continuidade dos trabalhos envolverá agora a busca ativa pela alocação orçamentária para o próximo ano, reforçando a importância da persistência e da cooperação em prol do avanço da infraestrutura regional.

A grande questão agora é saber se a obra de pavimentação desta vez sairá do papel ou continuará como mais um capítulo da interminável novela “Promessa é Dúvida” que já dura mais de 50 anos.

Por: Edson Machado da Silva

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS