Uma das paradas obrigatórias dentro do Parque da Expodireto Cotrijal é o Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço dá visibilidade para o que de melhor é produzido pelas agroindústrias e também artesãos e produtores de flores do Rio Grande do Sul e gera renda para centenas de famílias.
Neste ano, foram 280 inscritos e 230 inscrições homologadas, para ocupar 192 estandes. Desse total, 146 são de agroindústrias, 27 de artesanato e 19 de flores. Salames, queijos, vinhos, sucos, geleias, panificados e muitos outros produtos são vendidos no local, que dispõe de mesas e cadeiras para quem quiser fazer uma pausa na visitação ao parque para desfrutar dessas delícias.
Inaugurado em 2008, o pavilhão é organizado em parceria entre Cotrijal, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Emater/RS-Ascar, Fetag/RS e Fetraf/RS. A cada ano, o volume de negócios concretizados cresce. Em 2022, foram R$ 1,7 milhão em negócios.
“A feira proporcionou visibilidade para nossa agroindústria, gerou renda e amizades e nos estimulou a iniciar o trabalho com turismo rural”, explica Marilene Ebertz, que desde 2015 participa da Expodireto Cotrijal. Ela é proprietária da Agroindústria Sabor do Campo, localizada no interior de Ernestina, que produz panificados e a partir de 2021 começou a investir também no turismo rural.
A propriedade tem 13 hectares e produz também grãos e leite. Marilene conta com a ajuda do marido Adilson e da filha Gabriele na agroindústria e revela que organiza recepção de pessoas a cada 15 dias na propriedade, servindo café colonial. “Estamos ampliando o trabalho com turismo rural, fazendo melhorias na propriedade, porque a procura tem aumentado”, revela.
ABERTURA
A visitação ao espaço pode ser feita das 8 às 18 horas, de 6 a 10 de março. Solenidade oficial de abertura do pavilhão está agendada para as 11 horas de segunda-feira, 6/3, com a presença dos representantes das entidades e do governo do Estado responsáveis pelo pavilhão.
Números do Pavilhão da Agricultura Familiar
– 132 municípios gaúchos estão representados no pavilhão
– 66 empreendimentos são liderados apenas por jovens
– 107 empreendimentos são liderados apenas por mulheres
– 42 empreendimentos são liderados por jovens mulheres
– 45 dos expositores deste ano estão participando pela primeira vez da feira