Patronato promove encontro das famílias dos praticantes do Projeto Fortalecer Equoterapia

Evento foi realizado no sábado, 18, à tarde

 

O Patronato Agrícola e Profissional São José, através do Projeto Fortalecer Equoterapia, realizou, no sábado, 18, à tarde, um encontro das famílias dos praticantes com o objetivo de promover o fortalecimento de vínculos e uma integração entre elas, incluindo equipe técnica. O evento, que contou com a presença do diretor-presidente do Patronato, Edson De Geroni, marcou a despedida da estagiária de Serviço Social da Unopar, Elexandra Zambon, que se forma no final do ano, assim como a conclusão de seu projeto acadêmico denominado “Praticantes, Família e Equoterapia”, desenvolvido em parceria com a equipe técnica da organização social.

De acordo com Elexandra, desenvolver o projeto no Patronato foi muito gratificante. Sua proposta tinha como foco o fortalecimento de vínculos, visando com que as famílias passassem a interagir mais entre si e também com as práticas da equoterapia. Foram trabalhadas 30 famílias e cada praticante recebeu, como lembrança do projeto de Elexandra, um quadro com fotos suas durante sessões de equoterapia.

Outra atividade proposta pela estagiária, e muito bem aceita pelas famílias, foi proporcionar às mães a experiência da equoterapia. “Elas experimentaram o que seus filhos vivenciam durante a prática: subiram no cavalo e fizeram os movimentos e exercícios desenvolvidos, podendo perceber a dificuldade que os filhos, com suas limitações, têm durante a sessão”, relata Elexandra. Conforme conta, ela mesma vivenciou a experiência, mesmo tendo pânico de cavalo. “Mas com o apoio de toda a equipe pude superar esse medo e praticar a equoterapia.  Foi muito bom”, destaca. Elexandra também faz questão de ressaltar que é visível a melhora gradual dos praticantes conforme o tempo vai passando. Ela afirma que se apaixonou pelo projeto, tanto que, a partir de agora, passará a ser voluntária.

Para o encerramento da atividade, que contou com lanche e brinquedos, foi fundamental a parceria com pessoas e empresas, entre elas Panetteria- Padaria e Confeitaria, Supermercado Querência, padaria Pavlak, Foto Iris e brinquedos King Toys, além de pessoas que preferem não se identificar.

 

MÃE ACOMPANHA CRESCIMENTO

Marlene Zanella, que tem um filho especial com síndrome de down e hiperativo, de 13 anos, vê com grande alegria o desenvolvimento de seu filho. Segundo ela, mesmo tendo ingressado na Equoterapia a pouco mais de um mês, já sente o seu progresso. Por isso, ela não cansa de agradecer a oportunidade de levar seu filho ao Patronato. Segundo ela, o atendimento é diferenciado, humanizado e muito técnico. “Estou muito satisfeita, agradeço a todos, porque aqui percebo o diferencial no atendimento e no manejo com o cavalo. Tudo é feito com muito amor”, conclui Marlene.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS