Pastoral da Criança realiza encontro e formação

Representantes paroquiais da Pastoral da Criança participaram de encontro de formação no Centro Diocesano de Pastoral, nesta segunda-feira, 22 de julho, festa de Santa Maria Madalena.

O momento inicial de oração foi conduzido pelas representantes da Paróquia Santa Terezinha, de Estação, à luz do texto bíblico de São João que relata o encontro da santa com Cristo Ressuscitado na manhã de Páscoa (Jo 20,1-2.11-18). Desta testemunha da misericórdia de Deus, pode-se aprender a anunciar com clareza e sem medo a Boa-nova de Jesus Cristo, vencedor da morte.

Em seguida, a coordenadora diocesana, Marinês Agnoletto, recordou alguns aspectos práticos da ação evangelizadora da pastoral da criança, bem como orientou sobre a necessidade do correto preenchimento da Folha de Acompanhamento e Avaliação Mensal das Ações de Saúde e Educação na Comunidade (FABS). É o formulário em que são registrados os dados de todas as gestantes e crianças acompanhadas pelos líderes de uma comunidade. Com as FABS corretamente preenchidas, fica mais fácil “Ver e Julgar” como está a situação delas. Isso torna possível planejar o “Agir” para tentar mudar essa situação. Com isso, também é possível “Avaliar e Celebrar” cada progresso alcançado. Cada FABS feita pelos líderes é de grande importância para a Pastoral da Criança e para toda a sociedade, pois, é enviada para a Coordenação Nacional da Pastoral da Criança cujos dados são digitados no sistema de informação, gerando relatórios que influenciam inclusive as políticas públicas.

Dom José, ao falar aos participantes, agradeceu o esforço e dedicação de cada líder e incentivou a serem perseverantes em sua missão, superando as dificuldades e limitações. Sempre há quem necessite de ajuda. Referiu-se à situação de muitas mães sofrendo a angústia de não terem o que oferecer para as crianças com fome, embora se diga que no Brasil não há este problema. Mencionou sua ida para Caxias do Sul, com altos índices de violência e realidade mais extensa para a ação pastoral.

Padre Jair Carlesso, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário, assessorou a análise das ações da pastoral da criança nos últimos 4 anos a partir das questões do roteiro de preparação para a Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, nos dias 06 e 07 de setembro. Depois da análise das questões, foi eleita uma delegada para representar a Pastoral da Criança na Assembleia Diocesana. Após reflexão à luz da passagem do Evangelho de São Lucas 24,13-35 dos discípulos de Emaús, houve a bênção e partilha do pão.

Finalizando o encontro, as coordenadoras paroquiais partilharam as ações que estão sendo realizadas e que constam do planejamento paroquial anual.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS