O vírus da Dengue coloca Passo Fundo em alerta. Há duas semanas a Uirapuru noticiou que a cidade registrava 8 casos positivos da doença, o que já mobilizava as equipes de epidemiologia e saúde. A doença é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, causando febre, dor no fundo dos olhos ou pelo corpo. Dependendo da situação ,em casos graves, ela pode matar. Na última semana, a Uirapuru recebeu a informação de que os casos aumentaram drasticamente.
Em entrevista na Uirapuru a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Passo Fundo, Ivânia Silvestrin, explicou que de 08 casos da doença na semana anterior, a cidade foi para 13 e, na última atualização, nesta segunda-feira (27), a cidade chegou a 20 casos. Estes casos são todos autóctones, ou seja, foram pegos aqui e não em viagens. Além disso, mais pessoas aguardam o resultado de exames, pois suspeita-se que estão com o vírus, o que fará o número crescer em breve.
A maioria das pessoas que fizeram exames ou tiveram as confirmações são moradoras da Vila Luíza. Ivânia explicou que isso ocorre devido a um histórico fator comportamental de alguns moradores daquele local. É comum o costume de guardar água em tonéis ou acúmulo de recipientes que, com a chuva, mantém água e favorecem o mosquito.
Como medida contra o aumento de casos, equipes da Vigilância percorrem todas as ruas da Vila Luíza para eliminar os criadouros do mosquito, virando potes e vasos com água. Também, as pessoas positivadas com a Dengue tiveram inseticidas aplicados em suas casas e no entorno, como determina o Ministério da Saúde, para evitar a aproximação do mosquito.
Ivânia pede a colaboração da população para evitar mais casos e frisou que não é possível aplicar inseticida em toda a cidade, pois isso afeta não só os mosquitos da dengue, mas todos os insetos, podendo causar desequilíbrio. A melhor arma é manter o terreno limpo e evitar acúmulo de água.
Fonte: Rádio Uirapuru