Paróquia São Tiago de Aratiba passa a contar com Diácono Permanente

O ministro Leitor e Acólito Senair Dal Moro da sede paroquial São Tiago de Aratiba foi ordenado Diácono Permanente por Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo Diocesano de Erexim, na noite de sexta-feira, dia 10, em missa concelebrada por 12 padres e a participação de 6 diáconos, diversos ministros, lideranças, familiares e amigos dele, entre os quais uma delegação de 20 pessoas da comunidade N. Sra. das Graças da Paróquia de Cacique Doble donde ele é natural. Pe. Lucas Stein foi o cerimoniário. Participou também a mãe do novo Diácono com 86 anos.

Segundo o Pe. Jorge Dallagnol, de Sede Dourado, Senair foi o 40º Diácono Permanente ordenado da Diocese de Erexim e o sexto do atual grupo de 8 que frequentaram o curso da Escola São Lourenço de Bríndisi de 2017 a 2019.

Dom Adimir, ao proferir sua homilia, agradeceu à esposa e aos 3 filhas e um filho de ambos pelo apoio, incentivo ao esposo e pai em seu sim à vocação ao ministério ordenado. É uma graça para a própria família e para a Igreja; é alegria para o Bispo por ter mais um ministro ordenado na ação pastoral na Diocese e é oportunidade motivadora de novas vocações para as diversas necessidades da Igreja. Destacou aspectos das leituras e do Evangelho. Da primeira, a bênção sacerdotal do Antigo Testamento que vem de Deus fonte e origem de todos os bens e dons. Da segunda, da Carta de São Tiago, da qual o ordenando escolheu seu lema, “a fé sem obras é morta”. Do evangelho, as bem-aventuranças, expressão do Reino de Deus e caminho para dele se participar. Sintetizando, Deus é bênção, a fé sem a prática não salva, as bem-aventuranças, porta do Reino. Na segunda parte da reflexão, o Bispo falou da natureza e do histórico do Diaconato permanente, das condições para alguém ser ordenado para este ministério e das atribuições e compromissos de quem o assume.

Manifestações do final da celebração:

– Diácono Jandir Casagrande, da Paróquia São Pedro de Erechim, acolhendo o recém-ordenado no grupo dos diáconos permanentes com uma prece em forma de poesia.

– Pe. Jorge Dallagnol, assessor dos diáconos na Diocese, agradeceu ao Bispo o apoio e incentivo a eles. Como se disse, ressaltou que Senair é o 40º Diácono ordenado na Diocese e que são 21 os diáconos em ação nela. Citou alguns diáconos relacionados no Novo Testamento, destacando que São Francisco de Assis era diácono, bem como a importância dos Diáconos na Pastoral Familiar.

– Ministra Ana Baldissarelli, pela comunidade. Ressaltou a graça de a Paróquia ter seu primeiro Diácono Permanente e seu o espírito de fé e de serviço, a espiritualidade e a disponibilidade permanente em acolher a todos, o que dá certeza de um ministério frutuoso.

– Prefeito Gilberto Hendges. Destacou que Deus não trabalha sozinho. Conta com a participação de todos. Apresentou poema que ressalta diversos aspectos do que Deus pode, mas cada um deve fazer sua parte. Concluiu de forma enfática: Deus conta com você, Diácono Senair.

– Pe. Dirceu Balestrin, o Pároco. Assegurou ao Diácono que a comunidade o estima muito e lhe devota grande respeito. As pessoas o saúdam como professor, em vista do grande tempo dedicado à educação. Desejou que o Espírito o ilumine sempre e seja muito feliz.

– Senair Dal Moro. Apresentou agradecimentos a muitas pessoas, especialmente à família. Lembrou o espírito e a prática cristã vividos em seu lar. O pai não faltava um domingo à missa. Expressou sua relação pessoal com Nossa Senhora sob diversas invocações. Concluiu dizendo contar com a graça divina para corresponder ao que dele se espera e poder estar a serviço de todos.

Após a celebração, no salão paroquial, houve jantar para familiares do novo Diácono, padres e Diáconos e lideranças da Paróquia.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS