Pároco de Viadutos comemora jubileu de ouro de ordenação presbiteral

 No calor do sol escaldante desde cedo, mas muito mais no calor humano e ao som de música, mais de 30 padres, três diáconos, religiosas, leigos e leigas foram se reunindo na igreja Sagrado Coração de Jesus de Viadutos, na manhã deste sábado, 7, véspera da solenidade da Imaculada Conceição de N. Sra. para a celebração do jubileu de ouro de ordenação presbiteral do Pároco daquela Paróquia, Pe. Waldemar Zapelini.

A celebração festiva teve um primeiro momento na frente da igreja, onde o jubilar descerrou a placa comemorativa ao evento, fixada numa pedra em forma de tenda, imitando o templo, que ele mesmo providenciou.

Depois da entrada da cruz processional, dos coroinhas, ministros, diáconos e padres, houve a entrada de representantes dos movimentos e pastorais da Paróquia e por fim do jubilar, acompanhado de familiares e amigos de sua terra natal, Massaranduba, SC. Chegado ao altar, recebeu deles os paramentos litúrgicos e por eles foi ajudado a vesti-los.

Em seguida, a pedido do jubilar, Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário Maior São José da Diocese de Erexim em Passo Fundo, fez a apresentação dos padres e diáconos. A cada um, Pe. Waldemar abraçou afetuosamente. A apresentação continuou com as animadoras da celebração chamando os representantes das comunidades da Paróquia e de diversas localidades, como de Erechim, de Aratiba, da Barra do Rio Azul e outras.

Após a proclamação da Palavra, grupo da preparação da festa encenou diversos momentos da vida do Pe. Waldemar, representando sua infância, seu trabalho na propriedade da família, cultivando mandioca, fumo e banana, seu despertar para a vocação ao sacerdócio, seu tempo de seminário, sua ordenação. Destaque especial foi dado para a celebração de missa em Brasília, na qual criticou ato discriminatório a um grupo de moradores por parte da segurança pública, que lhe valeu reprimenda pela mesma e restrição a seu trabalho na capital federal.

Na hora da homilia, Pe. Waldemar limitou-se a expressar diversos agradecimentos. No final da celebração, os atores da encenação entregaram uma pequena imagem de N. Sra. da Imaculada Conceição aos padres e diáconos.

Após a oração conclusiva do rito da comunhão, houve algumas manifestações. Do Conselho Econômico, entregando brinde ao homenageado. Do Prefeito Municipal de Viadutos, acompanhado da esposa, do Vice e esposa. De Vereador de Aratiba representando o Legislativo daquele Município. A municipalidade de Gaurama também enviou mensagem.

Depois de anunciada a bênção final, o jubilar se referiu ao Administrador Diocesano, abrindo espaço para possível manifestação sua. Este ressaltou que em toda a celebração litúrgica se louva a Deus pela participação de todos no sacerdócio comum de Cristo a partir do batismo e pela participação no sacerdócio ministerial pela ordenação sacramental. Destacou também que a celebração do jubileu e de outros eventos similares comprova que é possível viver o compromisso vocacional assumido numa cultura na qual tudo é provisório. Desejou que a celebração seja incentivo às vocações, especialmente ao sacerdócio. Recordou a experiência de vacância episcopal da Diocese, exortando a todos à oração pela nomeação do novo bispo. Por fim, apresentou cumprimentos ao Pe. Waldemar, observando que, pelo relato encenado de sua vida, gastou muita munição, muita “bucha” e continua a tê-la em seu ministério.

Dada a bênção, grupo de jipeiros conduziu Pe. Waldemar para a frente da igreja, dando-lhe oportunidade de andar na chamada “gaiola” que eles utilizam, como era desejo dele de um dia ter esta oportunidade.

Concluída a extensa celebração, houve almoço de confraternização para o qual foram contabilizados 1.200 ingressos.

Dados biográficos

Pe. Valdemar nasceu no dia 04 de julho de 1941, em Blumenau, SC. Fez o antigo primário em Primeiro Braço do Norte, Massaranduba, SC. Depois, cursou o antigo ginásio, colegial, filosofia e teologia em escolas da Congregação dos Missionários da Consolata em Rio do Oeste, SC, São Manuel, SP, e na capital paulista. Foi ordenado padre da Consolata, em São Paulo, no dia 08 de dezembro de 1969, Por Dom Paulo Evaristo Arns..

Exerceu as seguintes funções: Procurador do Instituto Missões Consolata, em São Paulo, de 1968 a 1971; Vigário-paroquial de Independência, RS; Pároco de Na. Sra. da Salette, Três Vendas, Erechim, RS, em 1973 e 1974; Pároco de Gaurama, RS, de 1975 a 1978; Administrador paroquial de Viadutos, de 1976 a 1978; orientador dos seminaristas da filosofia e teologia de Erechim e Passo Fundo no Seminário de Viamão, de 1979 a 1981; Vigário-paroquial da Catedral São José, Erechim, de janeiro a junho de 1982; Pároco de Aratiba, RS, de julho de 1982 a 1997; Administrador paroquial da Barra do Rio Azul, RS, de julho de 1982 a março de 1986; em 1998 trabalhou na Diocese de Joinville, SC; Pároco de Viadutos desde 1999.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS