Parceiros do Projeto de Educação Olímpica da URI ressaltam importância da iniciativa para a educação 

Os integrantes da Operação Olímpica de Natal da URI, além de realizar seu trabalho junto às entidades parceiras, também enviaram mensagens positivas, mesmo online, com o objetivo de agradecer e desejar um Ano Novo com melhores vibrações. Eles fazem parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim.

A proposta foi desenvolvida pelos acadêmicos do Curso de Educação Física Rodrigo Krempaski Ribeiro (Bolsista de Iniciação Científica) e Larissa Tressi (Bolsista de Extensão) que também organizaram, apresentaram e editaram vídeos com mensagens de agradecimento aos participantes dos diversos projetos desenvolvidos durante o ano. Os projetos foram o de extensão universitária com o 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Erechim; com a Universidade sem Limites e outro com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê.

Para a Professora Priscila Arcego, Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, “o Projeto de Educação Olímpica, coordenado pelo Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, começou a ser implementado na Escola com 14 estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Devido às restrições sanitárias impostas pela Pandemia da Covid-19, todas as atividades do Projeto foram desenvolvidas de forma remota sendo acessadas pelos estudantes no Google Classroom. Os materiais disponibilizados permitiram aos estudantes o contato com diferentes modalidades olímpicas e eventos internacionais, complementando as aulas regulares e diversificando conhecimentos. Desejamos que o Projeto tenha continuidade e seja ampliado futuramente, principalmente envolvendo um contingente maior de estudantes com atividades presenciais”.

Beatriz Maria Scussel Zanatta, participante do projeto da Universidade Sem Limites da URI, disse que “foi muito bom termos a oportunidade de fazer as atividades físicas online. Como elas ficam gravadas, podemos fazer em horários alternativos e repetir a aula ao longo da semana. Agradeço a todos os envolvidos neste projeto e especialmente aos acadêmicos Larissa e Rodrigo. Rogo a Deus que, em 2021, possamos estar juntos novamente mas de forma presencial. Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações neste Natal e no Ano Novo que se aproxima”, completa Beatriz.

Larissa explica que também foi realizado “um amigo secreto virtual” com o grupo da Universidade Sem Limites. Foi enviado no privado do WhatsApp de cada participante, o nome de sua amiga secreta e, assim, cada participante gravou um vídeo desejando um Feliz Natal e um ótimo ano novo para sua respectiva amiga secreta. Todas as 20 integrantes do projeto participaram dessa ação de Natal.

Para o Comandante da Companhia Especial do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Erechim, Major Alessandro Vicente Bauer, “nossa gratidão aos alunos do projeto de extensão, Larissa e Rodrigo. Cabe aqui o reconhecimento pela dedicação, presteza e pelo profissionalismo que ambos trataram no desenvolvimento de todas as atividades, presenciais em um primeiro momento, bem como remotamente neste período de restrição vivido por todos. Dedicação inclusive quanto aos pequenos detalhes desde as avaliações iniciais, individualmente, e acompanhamento continuado uma vez que, sempre que necessário, estavam esclarecendo dúvidas quanto à execução dos exercícios ou, ainda, quando da adequação às necessidades de cada militar em relação a exercícios específicos. São trabalhos assim que fazem com que se tenha confiança no trabalho desenvolvido pelos alunos e também na instituição e professores, uma vez que a excelência das atividades desenvolvidas pelos primeiros são reflexo da infraestrutura disponibilizada pelo segundo, e da qualidade e empenho dos últimos em transmitir conhecimento. Agradecemos por tudo que fizeram e esperamos contar com a continuidade do projeto para o ano de 2021”.

Conforme o Professor Nino, “nosso objetivo é construir laços de afetividade neste momento tão especial que é o Natal, com todos as pessoas que colaboram com nossa Universidade e com nossos projetos. Neste momento, de forma online e por meio dos vídeos de Natal”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS