Paparico Bacchi encerra missão internacional e destaca avanço no Plano Estadual de Fertilizantes

O deputado Paparico Bacchi encerrou uma semana marcada por avanços estratégicos em sua atuação parlamentar com foco no fortalecimento da cadeia produtiva de fertilizantes no Rio Grande do Sul. Em missão técnica na China, o parlamentar integrou uma comitiva que busca soluções tecnológicas para ampliar a produção nacional de insumos agrícolas e reduzir a dependência do Brasil de importações, que hoje supera 80%.

O parlamentar conheceu um projeto inovador que transforma CO₂ capturado de usinas a carvão em fertilizantes nitrogenados. A planta demonstra a viabilidade de produzir 2,3 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano a partir da captura de 1,2 milhão de toneladas de dióxido de carbono, tecnologia considerada promissora por especialistas e potencialmente aplicável ao solo gaúcho.

Além de visitar centros de inovação em dessulfurização e captura de CO₂ com amônia, que geram fertilizantes como sulfato de amônio e bicarbonato de amônio, o deputado Paparico Bacchi vem articulando ações para atrair investimentos ao estado, com respaldo em sua mais recente proposta legislativa: o Plano Estadual de Fertilizantes, Insumos para Nutrição de Plantas e Bioinsumos (PL nº166/2025).

A proposta tramita na Assembleia Legislativa do RS e visa criar diretrizes para a fabricação de insumos, desenvolvimento sustentável da agropecuária, com incentivo à pesquisa, inovação e atração de indústrias. A iniciativa foi defendida por técnico e especialistas como Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável, e José Carlos Polidoro, pesquisador da Embrapa e assessor do Ministério da Agricultura.

 

Audiências públicas em pauta

Para ampliar o debate e ouvir setores estratégicos, o deputado também confirmou a realização de audiências públicas até o final deste ano, em Porto Alegre, Passo Fundo e na região da Campanha, com datas a serem divulgadas. “Essas audiências são fundamentais para garantir que a proposta atenda às necessidades do setor mineral e agropecuário. Com a produção local, haverá redução do custo dos produtos aos agricultores gaúchos”, disse Paparico.

A missão na China consolidou mais um passo da estratégia do deputado Paparico Bacchi para tornar o Rio Grande do Sul referência nacional na produção de fertilizantes e na transição para uma agricultura mais autônoma, inovadora e sustentável.

 

Texto e foto: comunicação Deputado Paparico

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS