Papai Noel dos Correios inicia em novembro comemorando 30 anos

Entre milhares de envelopes que circulavam pelas agências e centros de distribuição dos Correios nas vésperas de Natal dos anos 1970 e 1980, chamavam a atenção as que não continham endereço de entrega, mas traziam o nome de um destinatário ilustre escrito em letras infantis: o Papai Noel. Sensibilizados com a atitude das crianças, alguns empregados resolveram adotar as cartinhas por conta própria e começaram a enviar presentes aos remetentes dos pedidos. A ação foi ganhando proporção na empresa com o passar do tempo e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios. Em 2019, o Papai Noel dos Correios está completando 30 anos de existência como uma das campanhas de solidariedade mais aguardadas do ano.

Ao longo dessas três décadas, a maior ação de responsabilidade social dos Correios conseguiu atender ao pedido de mais de 6 milhões de cartinhas. Atualmente, essa corrente do bem une esforços de empresa, empregados e voluntários da sociedade para atender aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Neste ano, a etapa presencial de adoção das cartinhas do Papai Noel dos Correios no Rio Grande do Sul acontece entre os dias 22 de novembro e 7 de dezembro. O lançamento oficial da campanha em âmbito nacional, no entanto, está marcado para a próxima segunda-feira (4), na brinquedoteca do Hospital GRAACC, em São Paulo (SP). Já na semana seguinte, inicia a fase on-line, com a disponibilização de parte dos pedidos de Natal no site da Campanha: http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios.

Assim como na última edição, será possível adotar cartinhas pela internet em 11 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e região metropolitana de São Paulo. Os interessados em participar da Campanha nesta modalidade devem acessar o site e escolher as cartas que desejam apadrinhar entre os dias 11 e 29 de novembro. Na capital gaúcha, a entrega do presente deve ser feita também no mesmo período, no ponto de recebimento localizado junto ao Espaço Cultural Correios Porto Alegre (na Praça da Alfândega).

Funcionamento

Na etapa inicial da Campanha, a empresa recebe cartinhas de instituições e escolas da rede pública parceiras — desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP. As cartinhas são lidas e cadastradas pela empresa e depois disponibilizadas para o público através do site e nos pontos de adoção de cada cidade.

Nesses locais, ou pela internet, os padrinhos selecionam os pedidos que desejam adotar e depois entregam os presentes aos Correios para que, posteriormente, a estatal realize a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.

As datas, locais e horários da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre esta corrente de solidariedade poderão ser obtidas no site http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios, que poderá ser acessado a partir da próxima semana.

Acompanhe as histórias, os personagens e os principais momentos da Campanha Papai Noel dos Correios 2019 nas redes sociais oficiais da empresa: Twitter — @Correiosbr; Instagram — @correios e Facebook — correiosoficial.

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES

Papai Noel dos Correios 2019 no RS

Etapa on-line

— 11/11 a 29/11

— Somente em Porto Alegre

— Adoção de cartinhas pela internet, através do site da Campanha

— Entrega de presentes no ponto de coleta junto ao Espaço Cultural Correios Porto Alegre (Praça da Alfândega)

Evento de abertura da campanha estadual

— 22/11, pela manhã (horário a confirmar)

— no Espaço Cultural Correios Porto Alegre, que abriga a Casinha do Papai Noel durante a Campanha

Etapa presencial

— 22/11 a 07/12

— Em mais de 80 municípios (lista será divulgada em breve)

— Adoção de cartinhas na Casinha do Papai Noel (em Porto Alegre) e nas agências dos Correios de diversos municípios do interior

— Entrega de presentes no mesmo local de adoção

.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS