Palestras sobre consumo e preservação da água seguem até o dia 27 de março

Centro de Divulgação Ambiental – CDA realiza uma série de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março

Você sabia que 72% da água utilizada em nosso planeta é destinada à irrigação? E que a média de consumo ideal de água por habitante no mundo, para atividades básicas do dia a dia como tomar banho, escovar os dentes, dar a descarga, lavar as mãos e beber seria de 49,6 litros de água? Estas e outras curiosidades estão presentes na série de palestras desenvolvidas pelo Centro de Divulgação Ambiental – CDA, do Consórcio Itá, neste mês em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março.

As atividades fazem parte da VIII Semana da Água do Alto Uruguai e as palestras em Itá são desenvolvidas com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. No total, serão 11 apresentações, que iniciaram dia 1º e seguem até o dia 27 de março, com um público total estimado em 400 espectadores. No último dia 14, o grupo de idosos Amizade assistiu a palestra. Cerca de 70 integrantes ouviram as orientações do educador ambiental, Jusselei Edson Perin, sobre preservação, contaminação e consumo responsável.

Carmelinda Canal acompanhou a palestra atentamente e conta que apesar de beber a água filtrada, preocupa-se com a qualidade da mesma. “A água utilizada em nossa casa vem de poço e nunca fizemos uma análise para saber sobre sua qualidade. Agora, vendo a palestra sobre os riscos de contaminação, fiquei preocupada em relação a qualidade da água que bebemos diariamente”, explica.

Jandira Gonçalves, que também acompanhou a palestra, afirma que prefere comprar água mineral para beber. No entanto, o conteúdo repassado por Perin com orientações quanto ao pH da água mineral serviu de alerta para ela. Em relação ao desperdício, Jandira aponta que procura economizar água em suas atividades diárias e acredita que o maior consumo em sua residência acaba sendo com a atividade de lavar roupas.  “Eu tenho o cuidado de acumular roupas para não lavar todos os dias, desta forma, colaboro com a economia de água e, consequentemente, com o meio ambiente”, destaca.

 

Outras programações

Além das palestras com os idosos, o Centro de Divulgação Ambiental – CDA participa também de outras atividades da VIII Semana da Água do Alto Uruguai. Dentre elas, a atividade de limpeza do lago, oficina de Recuperação e Proteção de Nascentes e palestras em escolas com alunos do Ensino Básico.

Quer saber mais sobre a programação na região? Acesse https://goo.gl/AX15KU.

Fotos: Divulgação/Consórcio Itá

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS