Palestras do Seminário Regional – Artesão em Foco abordam marketing digital e criação de produtos com identidade local

Participantes estão tendo contato com conhecimentos teóricos e práticos sobre como divulgar o seu negócio e criar produtos que valorizem a cultura de Erechim. Programação encerra hoje (20) com entrega de certificados

O Seminário Regional – Artesão em Foco está sendo realizado hoje (19) e amanhã (20), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Erechim (localizada na rua Nelson Ehlers, 180 – 5° andar), e tem como proposta estimular a economia criativa de Erechim e região. As duas palestras repassaram conhecimentos teóricos sobre marketing digital, economia criativa e cocriação de produtos identitários e, também, foram realizadas atividades práticas.

A programação é promovida pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) do Estado, em parceria com o programa RS Criativo e a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo.

Marketing digital

A coordenadora do RS Criativo, Carol Biberg, falou sobre o programa, marketing digital e economia criativa. Ela explica que a caravana do Artesão em Foco tem como objetivo principal fomentar, impulsionar os empreendedores criativos do estado, e uma destas áreas contempladas é o artesanato. “A gente vem mostrando a importância de pensar o negócio, mesmo que seja uma artesã, é um negócio, entender a gestão, precificação, marketing digital”, explica.

Segundo ela, uma pesquisa prévia mostrou que a maior necessidade das artesãs é sobre a divulgação, comunicação dos seus produtos. “Então, nas caravanas, esta é a 16a edição e estamos trabalhando o marketing digital, as oportunidades que os artesãos têm e como vender para o mercado”, ressalta.

“E o que eu sempre falo sobre marketing digital é que eles têm o talento, a técnica, mas precisam acessar o mercado, e, para isso, precisam ter uma boa vitrine, e as ferramentas digitais são o caminho para divulgar os seus produtos. Isso é o principal”, destaca a coordenadora.

 

Produtos identitários

A designer, Fernanda Sklovsky, trabalhou, nos dois dias de workshop, a cocriação de produtos identitários, que carregam a identidade local. “Isso é feito através de uma metodologia que pode ser recriada em vários lugares, aqui em Erechim, vamos olhar para as peculiaridades deste território, a cultura, arquitetura, fauna, flora, colocar os elementos daqui nos produtos, enfim, se inspirar neste território. O artesanato tem muita qualidade, porém são produtos muito iguais no Brasil inteiro, este trabalho busca fazer a geração de valor, nestes produtos, através da cultura e identidade”, observa a designer.

A dica, explica a designer, Fernanda Sklovsky, para fazer produtos identitários é, por exemplo, se lembrar de como a pessoa se sente quando chega num lugar que não conhece, quando ela vai como turista, e o que gostaria levar de lembrança daquele lugar. “O que é o pedacinho, de tal lugar, que o artesanato tem o poder de criar artefatos cheios de valor simbólico, peças que carregamos com carinho, amor, afeto. Então, o artesão, precisa olhar para o seu entorno, com outro olhar, valorizando a sua cultura e trazendo isso para o seu produto”, enfatiza ela.

 

Por Ascom

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS