Padres e leigos da Diocese de Erechim estudam Diretrizes da Igreja Católica no Brasil

Dom Leomar Brustolin, Bispo auxiliar de Porto Alegre, está assessorando o curso diocesano anual de formação permanente dos padres da Diocese de Erexim sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019-2013, nesta segunda-feira à tarde e nesta terça-feira, no Seminário de Fátima.

Ele integrou a Comissão especial da CNBB de cinco bispos, três padres e um leigo que elaborou a primeira redação do documento aprovado pela Assembleia Geral do Episcopado do Brasil de primeiro a dez de maio passado, em Aparecida.

Na noite desta segunda-feira, ele apresentou o mesmo tema para mais de 130 diáconos permanentes, religiosas, seminaristas, leigos e leigas.

O estudo é um dos passos de preparação da Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora, nos dias 06 e 07 de setembro próximo.

Dom Leomar introduziu o estudo observando que o momento atual é de profunda crise, especialmente na educação, com o corte de verbas para bolsas de especialização em renomadas universidades do exterior. Enfatizou que tirar a cultura de um povo é prepará-lo para ser escravo.

Relatou alguns passos da elaboração do documento. Os bispos, na sua Assembleia Geral do ano passado, manifestaram-se pela manutenção do núcleo central das Diretrizes então em vigor. A comissão constituída procurou definir um eixo central do novo documento, que seria a comunidade, entendida como casa, alicerçada em 4 pilares: Palavra – iniciação à vida cristã e animação bíblica; Pão – liturgia e espiritualidade; Caridade – serviço à vida plena; Ação Missionária – estado permanente de missão.

Comentou o objetivo geral das Diretrizes: Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

Continuou expondo, com comentários e ilustrações, os quatro capítulos do Documento: O anúncio do Evangelho de Jesus Cristo; o olhar de discípulos missionários sobre a realidade; a Igreja nas casas e a Igreja em missão. Alternou sua explanação com momentos de manifestação dos participantes sobre pontos determinados visando o questionamento pessoal e a devida aplicação na vida diocesana.

Palavras de Dom José

Em seu contato com os leigos e leigas, Dom José, Bispo eleito da Diocese de Caxias do Sul e Administrador Apostólico da de Erexim, congratulou-se com a presença de tantos no encontro, superando o frio da noite. Agradeceu pela presença de todos e por aquilo que realizam em suas comunidades. Expressou especial agradecimento a Dom Leomar, por seu esforço e solicitude em assessorar a Diocese, vindo diretamente do Maranhão onde esteve também para assessorar encontro sobre as Diretrizes. Referiu-se ao Papa Francisco, com o testemunho de solicitude com os mais necessitados e com sua palavra evangélica aos detêm o poder, exortando-os à sensibilidade com os mais necessitados. Ressaltou que o Papa está servindo de inspiração a muitas organizações no mundo. A sua recente visita aos Emirados Árabes, por exemplo, motivou a autoridade local a possibilitar e a subsidiar a construção de diversas igrejas e templos de culto, o que até então era restringido.

Dados biográficos de Dom Leomar

Dom Leomar Antônio Brustolin nasceu em 15 de agosto de 1967 em Caxias do Sul. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (1984-1986) e Teologia na Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (1987-1990). Obteve a Licenciatura em Teologia Sistemática na Faculdade dos Jesuítas (FAJE) em Belo Horizonte (1991-1993) e o Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma (1997-2000).

Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Desempenhou os seguintes cargos: Vigário Paroquial da Catedral de Caxias do Sul, Professor de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre, Coordenador do Curso de Licenciatura em Teologia na mesma Universidade, Diretor do Curso de Teologia para Leigos e Diretor do Centro de Teologia de Caxias do Sul e, desde 2001, Pároco da Catedral “Santa Teresa d’Ávila” em Caxias do Sul.

Além de diversas atividades pastorais na Arquidiocese, desde 2005 é professor na Faculdade de Teologia da PUCRS, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Teologia. Tem alguns livros publicados na área da Escatologia, Mariologia, Catequese e Pastoral. No Regional Sul 3 da CNBB é o Bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e da Comissão para a Cultura, Educação, Ensino Religioso e Universidades.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS