Padre da Diocese de Erechim em curso para o Corpo Diplomático da Santa Sé

Pe. Anderson Francisco Faenello, foi aprovado para a Pontifícia Academia Eclesiástica, em Roma

No final da reunião dos padres da Diocese de Erexim, na manhã do dia 11 de maio, no Seminário de Fátima, Dom Admir Antonio Mazali comunicou, reservadamente, a notícia da aprovação do Pe. Anderson Francisco Faenello, para a Pontifícia Academia Eclesiástica, em Roma, que forma o pessoal do Corpo Diplomático da Santa Sé. A informação só está sendo agora divulgada porque havia algumas tratativas em andamento.

A Santa Sé mantém relações internacionais de caráter diplomático com 180 Estados soberanos (incluindo a parcialmente reconhecida República da China), além da Ordem Soberana e Militar de Malta e da União Europeia. Os oficiais que servem nestas representações diplomáticas são sacerdotes identificados e escolhidos de qualquer parte do mundo e especialmente formados para este fim na Academia Eclesiástica.

O Pe. Anderson Francisco Faenello, atualmente pároco da Paróquia São Cristóvão, em Erechim, e Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Passo Fundo, com base em seu curriculum de estudos e experiência pastoral, foi escolhido para cursar a Academia, onde também deverá realizar o Doutorado em Direito Canônico, ao final da qual, se aprovado, deverá realizar ano missionário e passará a servir nas representações diplomáticas da Santa Sé, em qualquer lugar do mundo para onde for enviado.

Ao anunciar a notícia da escolha do Pe. Anderson, por parte da Igreja, para esta formação e, possivelmente, posterior serviço, Dom Admir expressava sua alegria e sua dor. Alegria por ter um padre de nossa região escolhido para este fim, o que é inédito, e tristeza porque possivelmente ele não voltará mais para a Diocese de Erexim.

Conforme comunicado oficial do Presidente da Academia, o Arcebispo Joseph Marino, o Pe. Anderson deve se apresentar na sede da Academia, em Roma, no próximo dia 30 de setembro. Até lá, continuará à frente dos ofícios que desempenha na Diocese.

Dados Biográficos

Nasceu no dia 20 de outubro de 1986, na comunidade São Valentim, Derrubadas, Itatiba do Sul. Terceiro dos quatro filhos de Valdecir Antonio e Iraci Fátima Bassi Faenello.

Fez o curso fundamental e o segundo grau em Itatiba, o propedêutico no Seminário de Fátima em Erechim, a filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier, IFIBE (2006-2008), Teologia na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades (2009-2012). Tem Mestrado em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro, Extensão Londrina, vinculado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália (2016-2018).

Foi ordenado diácono no dia 28 de julho de 2012, em Itatiba do Sul.

Sua ordenação presbiteral foi dia 15 de dezembro de 2012, no mesmo local.

Exerceu as seguintes funções:

·         2013: Vigário Paroquial da Catedral São José, Erexim;

·         2014 e 2015: Assistente-Formador do Propedêutico e Promotor Vocacional;

·         2016 e 2017: Reitor do Seminário Menor Bom Pastor, em Barão de Cotegipe;

·         2018 a — Pároco da Paróquia São Cristóvão, Erechim;

·         2019 a —: Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Passo Fundo;

  Outras Funções:

·         2013: Coordenador da Escola Diocesana de Catequese;

·         2013 a 2016: Mestre de Cerimônias da Diocese;

·         2013 a 2018: Assessor Diocesano do Setor da Animação Bíblico Catequética;

·         2014 e 2015: Coordenador Diocesano do Serviço de Animação Vocacional;

·         2019 a —: Assessor Eclesiástico Diocesano do Movimento de Cursilho de Cristandade;

·         2020 a —: Coordenador da Comissão Diocesana Especial para a Promoção e a Tutela dos Menores e Vulneráveis;

·         2021 a —: Membro do Conselho de Presbíteros;

·         2021 a —: Membro do Colégio de Consultores.

Autor do livro “A felicidade e a realização humana no trabalho: elementos fundamentais à luz da Doutrina Social da Igreja”. São Paulo: Paulus, 2014.

Vencedor (1º lugar) do Primeiro Concurso Internacional de ensaios “Pensamiento Social de la Iglesia y realidade Latino-americana”, organizado pela Fundación Konrad Adenauer, a Organização de Universidades Católicas da América Latina (ODUCAL) e a Red Latinoamericana y Caribeña del Pensamiento Social de la Iglesia (REDLAPSI), 2015.

Lema Diaconal: “Gloriar-se na Cruz” (cf. Gl 6,14)

Lema Presbiteral: “Faça-se a tua vontade” (cf. Lc 1,38)

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS