Opinião: Os bastidores da passagem do presidente da Assembleia Gabriel Sousa por Erechim
Na última quarta-feira, 16 e quinta-feira, 17, esteve em Erechim o presidente da Assembleia Legislativa deputado Gabriel Sousa em companhia do deputado Capoani, onde cumpriu uma extensa agenda.
Tão importante quanto a vinda de Gabriel Souza foram os bastidores desta visita. Neste texto trago algumas interpretações já que o departamento de jornalismo da Rádio Cultura foi o único a acompanhar presencialmente os principais momentos da visita do deputado a Capital da Amizade.
O deputado e presidente do MDB, Gabriel Sousa, se apresentou mais como o pré-candidato do atual governador Eduardo Leite (PSDB) do que candidato a deputado federal. Em vários momento se referiu que Eduardo Leite deu continuidade ao projeto do ex-governador Sartori e que a ideia é dar sequência nas reformas do estado, para ter recursos para investimentos.
Segundo, que ficou evidente que existe um certo mal estar entre os emedebistas que defende Ana como candidata a deputada e Gilberto Capoani. Durante as várias visitas, poucas vezes foi visto o deputado Capoani junto com Ana.
Durante a janta que aconteceu num restaurante da cidade, não sei se foi mera coincidência ou pelo distanciamento devido a covid, mas Ana e Capoani sentaram distintas. De um lado Polis, Ana e Gabriel Sousa e na outra mesa Capoani, presidente Marmentini, Fifo Parenti e o prefeito Delfim de Marcelino Ramos. Nesta mesa houve discussão forte entre os defensores da candidatura da Ana e o deputado Capoani.
No encontro entre os empresários que aconteceu na ACCIE, o presidente da Assembleia, em nenhum momento foi visto Ana e o Capoani juntos e sim muito distantes.
A mesma atitude teve durante assinatura do contrato da Fundação Hospitalar Santa Terezinha e a Secretaria da Saúde do estado.
A impressão que se tem é que não existe nenhuma atrito entre Ana e o Capoani, mas existe um certo distanciamento entre os dois. A tropa de choque da Ana está fazendo de tudo para convencer o Capoani a desistir de concorrer.
Neste momento, não sei quem vai levar esta disputa entre os dois ou se Ana vai apoiar mais uma vez o eterno candidato passo-fundense Capoani.