Opinião: MDB impõe derrota acachapante a ala histórica do partido

As disputas internas sempre fizeram parte do cotidiano do MDB. Os últimos meses escancararam essas divisões no RS e no Brasil.

No estado, o chamado “Caminhos do Rio Grande” buscava definir o nome do candidato do MDB ao governo do Estado. Marca decisão, desmarca decisão e o MDB aclamou o nome do deputado Estadual Gabriel Souza.

Desde então, membros do MDB acusavam Eduardo Leite de querer interferir nas decisões do MDB, já que o ex-governador indicava que poderia não concorrer à reeleição e defendia que seu sucessor fosse o jovem deputado emedebista.

Na noite desta segunda-feira, 18, com o retorno de Leite ao páreo, prefeitos e vices do MDB reuniram-se e impuseram uma derrota aos históricos do partido capitaneados por Pedro Simon, José Ivo Sartori e Sebastião Mello. O grupo chegou a pagar um papelão ao lançar uma petição pública com o título “Candidatura própria: compromisso do MDB com o Rio Grande”, que teve pouquíssima adesão e escancarou um isolamento do grupo.

Na reunião, Prefeitos e vices do MDB se manifestaram, com ampla maioria (52 a 10) favoráveis a aliança com o PSDB.

O resultado mostra que o MDB vive um novo momento. Caras e ideias novas, tanto que o prefeito de Erechim, Paulo Polis, foi um dos escolhidos para se manifestar na reunião e defendeu a aliança com Leite.

Em nota da associação de prefeitos e vices do MDB afirma que “o Rio Grande do Sul, após anos e anos de dificuldades, pela primeira vez,
começou a respirar o ar de novos tempos. E estes novos tempos, mais prósperos, somente estão se tornando realidade por conta do árduo trabalho de mudança estrutural iniciado pelo Governo Sartori e seguido pelo Governo Leite.

A nota afirma também que “A vaidade pessoal nunca norteou o caminho do partido, pois o bom para o MDB é o que for melhor para o Rio Grande do Sul”.

Agora basta aguardar o dia 31 quando o MDB definirá na sua convenção que caminho deve seguir e a tendência é que a derrota dos caciques seja confirmada.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS