Operação Pegasus é deflagrada em cinco estados brasileiros

Ação busca reprimir lavagem de dinheiro de organização criminosa

A Polícia Civil deflagrou a segunda fase da Operação Pegasus nesta quarta-feira (5/7) em cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A ação tem como alvo uma organização criminosa da cúpula do narcotráfico gaúcho. Segundo as investigações, o grupo fazia lavagem de dinheiro de forma sofisticada, não fixando grande patrimônio imobiliário em nome próprio ou de laranjas, nem em muitos veículos. Até o momento, três pessoas foram presas em São Paulo.

Segundo as investigações, a organização criminosa usava o sistema financeiro nacional com centenas de transações bancárias diárias dissimuladas, como pulverização, uso de cheques ao portador para saques e depósitos em espécie em vários estados. Entre as duas fases da operação, a organização criminosa movimentou cerca de R$ 705 milhões de reais.

As três prisões preventivas decretadas são de grandes operadores financeiros de São Paulo. Eles concentram a maior parte dos valores pagos pelos traficantes gaúchos, redistribuídos depois para demais estados do Brasil.

Na Operação Pegasus II, foram empregados 200 policiais civis, com apoio operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através do Projeto M.O.S.A.I.C.O., viabilizando o trabalho integrado entre as Polícias Civis dos estados.

Fonte: SSP/RS
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS