Oficinas revelam talentos além do ensino na Associação Aquarela Pró Autista

Pinturas feitas por alunos podem ser adquiridos por qualquer pessoas e recursos são revertidos para garantir sequência de atendimento à entidade de Erechim

O talento expressado em forma de arte. Assim são muitos dias em oficinas de desenho que são realizadas pelos professores da Associação Aquarela Pró Autista de Erechim, que atende crianças da cidade e região.

Os desenhos vão parar em telas que mostram todo o entendimento que as crianças tem sobre os mais diversos temas. Algumas destas telas retrataram de forma muito bonita, o rali de velocidade.

Os desenhos foram levados pelos alunos em uma visita que fizeram à equipe Nova Itália RS Rally Team, que os convidaram para conhecer mais o esporte e poder ter um momento de interação com a equipe, durante a realização do rali de Erechim

“Foi uma surpresa para nós receber os quadros em nosso apoio (boxe da equipe). São desenhos realmente muito bonitos, que retratam de forma maravilhosa o esporte no talento deles (alunos)”, destacou o navegador da equipe, Juliano Gracioli.

Impressionados pelo talento das crianças, Juliano e o piloto, Evandro Carbonera, decidiram expor os quadros durante o evento, no boxe da equipe. Estes quadros ficaram à venda e todos os seis foram adquiridos por pessoas que passaram pelo boxe da equipe durante o Rali.

O dinheiro arrecadado com a vendas das telas foi revertido totalmente à Associação, algo que é realizado cotidianamente na entidade.  “Temos muitas telas, com diferentes temas na Aquarela, pois semanalmente temos oficinas com os estudantes. Estas telas podem ser adquiridas pela população como um todo. O valor arrecadado é investido e compra de materiais para continuidade da atividade”, destaca a presidente da entidade, Marilei.

“Dentro das ações que a equipe realiza ao longo da temporada, está um projeto que busca a inclusão de todas as pessoas no rali. E nesta etapa em Erechim, convidamos as crianças atendidas pela Associação Aquarela Pró-Autista para conhecerem mais do evento, da nossa equipe, visitar o nosso boxe, conversar com os competidores e mecânicos. Foi um momento diferente para eles, de interação e a venda dos quadros foi um extra ao nosso projeto. Não estava planejado, mas pode ter ajudado foi muito legal, procuramos entender a necessidade deles e auxiliá-los”, disse o piloto Evandro Carbonera.

“Os traços ou formatos ocorreram espontaneamente na confecção destas telas, que retratam carros coloridos e velozes. A inspiração aconteceu no momento que foram observados alguns vídeos do rali de Erechim dos anos anteriores. Mas a experiência maior aconteceu no momento que a equipe Nova Itália RS Rally proporcionou às crianças, uma visita ao Parque da ACCIE para ver e ouvir o ronco dessas máquinas “velozes e furiosas”. A vida, na verdade é muito simples, o que damos recebemos. Então a equipe da Aquarela Pró Autista de Erechim agradece pelo encontro e pela aquisição das telas que levou o título “O Motor no Brasil”, disse a professora Solange Poletto.

“No meu ponto de vista a ação realizada nos mostrou o quanto é necessário oportunizar à eles (alunos) diferentes experiências, pois a alegria e fascínio foi muito gratificante, incluí-los em ações propostas pela comunidade é investir num possível potencial que pode ser descoberto através da oportunidade de conhecer novas culturas”, completa Marilei.

A Clínica Kosma e o Sejusc, junto ao Fórum de Erechim, também tem telas expostas para apreciação do público. A equipe Nova Itália RS Rally Team, do Automóvel Clube de Severiano de Almeida – Acsa –  (Cavaletti Cadeiras Profissionais/Cassul Distribuidora com financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio do Pró-esporte RS – Lei de Incentivo ao Esporte/ apoio de Lussani Terraplanagen e Lorenci) compete no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, com a dupla Evandro Carbonera e Juliano Gracioli.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS