As tardes de terça e quarta-feira, 27 e 28 de agosto, foram dedicadas ao aprendizado e à prática da dança para estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Como parte da programação do 5º Festival de Dança de Erechim, foram realizadas oficinas especiais conduzidas por dois nomes de referência no cenário da dança no Rio Grande do Sul: Isabel Willadino, na modalidade Dança Contemporânea, e Matheus Espinoza, no Jazz.
Os encontros reuniram crianças e adolescentes que já têm contato com a dança em suas escolas e também aqueles que participam do Projeto Castelinho, iniciativa da Prefeitura de Erechim que oferece atividades culturais no contraturno escolar. A experiência representou a oportunidade de vivenciar aulas com profissionais reconhecidos em nível estadual.
Gratuito, formativo e voltado à valorização da arte e da diversidade cultural, o Festival é promovido pela ACCIE – Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, em parceria com a Prefeitura de Erechim, apoio institucional da ASGADAN – Associação Gaúcha de Dança, e financiamento via Pró-Cultura RS, com patrocínio da Cavaletti Cadeiras Profissionais.
OFICINAS E PALESTRAS DO FIM DE SEMANA
Além das atividades com as escolas, o festival amplia sua frente formativa com oficinas e rodas de conversa abertas à comunidade neste fim de semana, nos dias 30 e 31 de agosto. Serão encontros para iniciantes e também para quem já tem experiência, contemplando faixas etárias e linguagens diferentes, com foco em técnica, criação, produção e mercado da dança. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Pólo de Cultura da ACCIE, com vagas limitadas.
CONFIRA A AGENDA COMPLETA
SÁBADO, 30 DE AGOSTO:
- 09h às 10h: Dança Contemporânea (Pesquisa e musicalidade na composição coreográfica) com Matheus Brusa. Público: bailarinos, coreógrafos, diretores e professores.
- 10h às 11h: Dança do Ventre (Técnica de Quadril) com Aline Todeschini. Público: iniciantes ou intermediários.
- 10h às 11h: Folclore (fusão flamenca e gaúcha) com Cadica Costa. Público: jovens e adultos de todos os níveis.
- 11h às 12h: Iluminação Cênica para Dança (Foco: estratégias para valorizar coreografias e ampliar a expressividade em cena) com Maurício Moura. Com interpretação de Libras. Público: coreógrafos, bailarinos e professores de dança.
- 11h às 12h30: Jazz Dance (Uma dança que transforma) com Tiago Barros. Com interpretação de Libras. Público: bailarinos, professores e estudantes com experiência básica e/ou intermediária.
- 13h às 14h: Ballet Clássico (Método Vaganova) com Anna Koblova. Público: iniciante/intermediário.
- 13h às 14h: Danças Urbanas (Expressão, Cultura e Criação Coreográfica) com Jean Mendes. Público: infantojuvenil, juvenil e adulto.
- 13h às 14h: Marketing para Dança (Fortalecendo sua presença e marca) com Fernando Martini. Com interpretação de Libras. Público: professores, bailarinos, coreógrafos, produtores culturais e gestores de grupos/escolas de dança.
DOMINGO, 31 DE AGOSTO:
- 09h às 10h: Dança Contemporânea (Pesquisa e musicalidade na composição coreográfica) com Matheus Brusa. Com interpretação de Libras. Público: bailarinos, coreógrafos, diretores e professores.
- 09h às 10h: Dança do Ventre (Leitura Musical — Sinuosos: Combinações Criativas) com Aline Todeschini. Com interpretação de Libras. Público: intermediário e avançado.
- 09h às 10h: Mercado da Dança e Festivais (Caminhos para profissionais e grupos) com Isabel Willadlino (Asgadan). Foco: networking, inovação e estratégias para aproveitar ao máximo os festivais. Público: bailarinos, professores, coreógrafos e diretores.
- 10h às 11h: Jazz Dance (Uma dança que transforma) com Tiago Barros. Público: bailarinos, professores e estudantes com experiência básica e/ou intermediária.
- 10h às 11h: Folclore (fusão flamenca e gaúcha) com Cadica Costa. Com interpretação de Libras. Público: jovens e adultos de todos os níveis.
- 13h às 14h: Ballet Clássico (Método Vaganova) com Anna Koblova. Com interpretação de Libras. Público: iniciante/intermediário.
- 13h às 14h: Danças Urbanas (Expressão, Cultura e Criação Coreográfica) com Jean Mendes. Com interpretação de Libras. Público: infantojuvenil, juvenil e adulto.
SERVIÇO
Eventos: Oficinas e Palestras — 5º Festival de Dança de Erechim 2025
Quando: Sábado, 30 de agosto, e Domingo, 31 de agosto (o festival ocorre de 27 a 31 de agosto)
Onde: Pólo de Cultura da ACCIE
Custo: 100% gratuito
Inscrições: As vagas são limitadas e a participação exige inscrição prévia pelo site oficial: www.dancaerechim.com.br. Há um sistema de confirmação em duas etapas para garantir a presença.
Certificado: Sim, mediante presença assinada.
Acessibilidade: Algumas oficinas e palestras contam com interpretação de Libras, conforme indicado na programação.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação