Oficializado vigário paroquial na Paróquia N. Sra. Aparecida, Bela Vista, Erechim

Às 18h deste sábado, festa de São José Operário e dia do trabalhador e da trabalhadora, Dom Adimir Antonio Mazali presidiu missa na igreja N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim, oficializando Pe. Wolney Toigo como vigário paroquial daquela Paróquia. Além do Pe. Wolney, concelebraram Pe. Maicon André Malacarne, pároco, e Pe. Antonio Valentini Neto, chanceler da Cúria Diocesana. Participaram ministros e representantes das 4 comunidades da Paróquia, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

No início da celebração, Dom Adimir apresentou Pe.Woney que vem da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, PR, em convênio de cooperação assinado pelos bispos das duas dioceses, e pediu a leitura da provisão de sua nomeação como vigário paroquial.

No final da missa, o casal Taísa Zulian e Rodrigo Bragagnollo, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral, saudou Pe. Wolney acolhendo-o e expressando-lhe a alegria de todos por sua presença e ministério na Paróquia, bem como assegurando-lhe plena cooperação em seus trabalhos.

Pe. Wolney manifestou sua gratidão pela acolhida na Diocese e na Paróquia e pela possibilidade de exercer seu ministério depois de sua atuação na Diocese de origem e do curso de direito civil. Recordou sua amizade com Dom Adimir e as atividades realizadas em diversas oportunidades com ele. Fez menção especial à harmonia e à beleza da celebração e da igreja em que estava iniciando seu trabalho na Paróquia.

Dom Adimir iniciou a homilia destacando a exortação da liturgia do quinto domingo de Páscoa, a permanência em Cristo, como ramos na videira, para se produzir bons e abundantes frutos. A imagem de Cristo videira faz lembrar a árvore da vida do Jardim do Éden, na mensagem bíblica sobre a criação. Cristo oferece vida verdadeira e em abundância para todos, sem exclusão de ninguém. A partir da primeira leitura, falou da experiência de São Paulo que de perseguidor dos cristãos se tornou um deles. Lembrando o início do mês de maio, mês de Maria, citou a recomendação de documento do Concílio Vaticano II de se imitar as virtudes de Maria para o crescimento na santidade e para que a Igreja cresça no coração dos fiéis, seguindo a recomendação dela no casamento em Caná da Galileia de se fazer tudo o que Cristo diz. Fez referência também à festa de São José, com passagens do Papa Francisco sobre o significado do trabalho no documento pelo qual instituiu o ano dedicado ao santo. Enfatizou que na atual situação da pandemia da Covid-19, com agravamento do desemprego, os governantes das nações devem, urgentemente, implementar políticas sociais de amparo aos mais vulneráveis, como também investir significativamente em projetos políticos de retomada do crescimento econômico, gerando sempre mais vagas de trabalho, a fim de que nenhuma pessoa se encontre sem trabalho digno. Concluiu sua reflexão desejando que N. Sra. do Rosário de Fátima e São José Operário, na celebração do centenário da Diocese de Erexim, intercedam junto ao Divino Redentor para que nunca faltem trabalhadores dedicados à obra de evangelização, que, unidos a Cristo, produzam frutos na edificação do Reino de Deus.

Dados Biográficos

Pe. Wolney Toigo

Nasceu em Itapejara D’Oeste, no dia 10 de agosto de 1970. Foi ordenado presbítero no di a26 de agosto de 1995.

Exerceu as seguintes funções:

– Reitor do Seminário Menor de Palmas de dezembro de 1995 a agosto de 2000;

– Especialização em Teologia Dogmática Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, de agosto de 2000 a agosto de 2002;

– Reitor do Seminário Propedêutico em São João, PR, de agosto de 2002 a dezembro de 2004;

– Professor no Seminário Interdiocesano de Teologia em Cascavel, PR, a partir de 2003;

– Diretor do Seminário de Teologia N. Sra. de Guadalupe, em Cascavel, com residência no mesmo, de 2005 a 2008;

– Administrador Paroquial da Paróquia N. Sra. de Fátima, Cascavel, de 2006 a 2008;

– Pároco da Paróquia N. Sra. da Salette, em Francisco Beltrão, de 2009 a 2017.

De 2018 a 2020, concluiu o Curso de Direito Civil, sem exercer o ministério, na Faculdade de Francisco Beltrão, recebendo outorga de bacharel em Direito em janeiro de 2021. Aprovado no exame da Ordem, recebeu as credenciais de advogado com inscrição nos quadros dos advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção do Paraná.

Por convênio entre as Dioceses de Palmas-Francisco Beltrão e de Erexim, assinado pelos seus bispos, esta nesta Diocese e foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim, a partir de 1º de maio a 31 de julho de 2021. Depois, Administrador Paroquial da mesma.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS