Oficializado Administrador Paroquial em Itatiba do Sul

O Administrador Diocesano de Erexim, Pe. Antonio Valentini Neto, presidiu missa na igreja São Roque de Itatiba do Sul, concelebrada por 4 padres, na qual oficializou  Pe. Isalino Rodrigues como Administrador Paroquial daquela Paróquia, nesta sexta-feira. A celebração contou com a participação do coral municipal, de muitos ministros, representantes da maioria das comunidades e uma caravana de Getúlio Vargas, onde Pe. Isalino foi vigário paroquial por seis anos.

O Administrador Diocesano iniciou a homilia lembrando o tempo da quaresma e o sempre renovado convite à reconciliação com Deus que passa pela reconciliação com os irmãos e irmãs. Conversão que se expressa na prática da justiça evangélica, conforme as leituras do dia. Ressaltou que a  prática da justiça evangélica e da reconciliação, do perdão fraterno a todos, na família, na comunidade cristã, na sociedade civil é apresentada a todos e cada um a realiza, em primeiro lugar, vivendo bem os compromissos de seu batismo, de sua opção vocacional. Manifestou reconhecimento ao trabalho do Pe. Edinaldo dos Santos Bruno que atuou por 4 anos e meio em Itatiba do Sul e que se encontra em tratamento de saúde. Expressou gratidão também ao Pe. Cleocir Bonetti que atendeu a Paróquia nos últimos messes e ao Pe. Isalino por seu trabalho em Getúlio Vargas. Lembrou as três dimensões do ministério presbiteral, a liturgia, a pregação e o serviço pastoral.

Na sequência, solicitou ao Pe. Isalino a renovação de seus compromissos de ordenação presbiteral e lhe entregou símbolos de sua atuação como Administrador Paroquial, a Bíblia, a estola e a chave do sacrário. Convidou-o também ao toque do sino, que lembra a convocação de Deus para a comunidade se reunir em assembleia litúrgica expressando sua fé e confirmando seus compromissos de vida cristã.

Após algumas manifestações no final da celebração, Pe. Isalino, a pedido do Administrador Diocesano, deu a bênção aos participantes, juntamente com os padres concelebrantes.

Concluído o ato litúrgico, mais de 350 pessoas dirigiram-se ao salão comunitário para o jantar, preparado com alegria e dedicação por voluntários da sede paroquial.

—————————————.

Para a homilia na missa de oficialização do Pe. Isalino como Administrador Paroquial em Itatiba do Sul

– saudação aos irmãos e irmãs da sede paroquial e das outras comunidades,

– saudação aos participantes desta celebração vindos de comunidades de outras Paróquias, especialmente de Getúlio Vargas, casal padrinho de ordenação do Pe. Isalino….

– saudação aos ministros e ministras,

– saudação às religiosas;

– saudação ao Pe. Cleocir Bonetti, coordenador da Cúria Diocesana e que veio atendendo a Paróquia na impossibilidade do Pe. Edinaldo dos Santos Bruno, em tratamento de saúde; ao Pe. Isalino, a ser oficializado Administrador Paroquial; aos outros padres concelebrantes.

Já no final da primeira semana da quaresma, iniciada dia 26 passado com o rito das cinzas e a abertura da Campanha da Fraternidade sobre a vida, dom e compromisso e seu apelo para o cuidado dela, a exemplo do bom samaritano e de Santa Dulce dos pobres, que viram, sentiram compaixão e cuidaram do ferido da parábola e dos machucados excluídos de São Salvador da Bahia, temos o ato de oficialização do Administrador Paroquial desta Paróquia de São Roque deste município de Itatiba do Sul.

Na liturgia daquele dia, ouvíamos a exortação de São Paulo: deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.

A Palavra de Deus nestes dias de quaresma, vai retomando esta dimensão da conversão e indicando-nos aspectos bem concretos nos quais devemos realiza-la, lembrando-nos a misericórdia de Deus.

A leitura de hoje ressalta a necessidade de confirmar permanentemente nossa decisão por Deus e a sua pronta disposição a perdoar quem se arrepende do mal. Se o ímpio se arrepender e praticar o direito e a justiça, viverá, seus pecados não serão lembrados. Mas alerta que o justo pode se desviar da justiça, praticar o mal e perder a vida divina.

No evangelho, Cristo também pede a justiça, mas não como observância legalista e fria de alguns preceitos. Devemos vivê-la com generosidade e gratuidade. Não basta não matar, é necessário viver fraternalmente, com a disposição ao perdão e à reconciliação.

A prática da justiça evangélica e da reconciliação, do perdão fraterno a todos, na família, na comunidade cristã, na sociedade civil é apresentada a todos e cada um a realiza, em primeiro lugar, vivendo bem os compromissos de seu batismo, de sua opção vocacional, seja a do matrimônio da vida familiar, como bom leigo e leiga, participante ativo da comunidade, presença transformadora na sociedade; seja a da vida religiosa consagrada a Deus nos chamados conselho evangélicos da pobreza, castidade e obediência para inteira disponibilidade aos irmãos e irmãs; seja a do ministério ordenado para o serviço pastoral ao povo.

Assim, o Pe. Edinaldo vive este ideal no ministério presbiteral, que já tem 17 anos, 4 anos e meio deles aqui em Itatiba. Sem dúvida, é oportuno e necessário, neste momento, louvarmos a Deus pelo tempo de seu ministério, mas especialmente pelos anos dele vividos aqui. Deus o recompense por tudo aquilo que ele é e realiza pelo bem de nossa Igreja. Que Deus também, no tempo que vai dedicar ao cuidado de sua saúde e de seu revigoramento espiritual, o fortaleça para a nova missão que lhe for confiada.

Igualmente o Pe. Isalino vive o ideal da justiça da reconciliação no ministério ordenado 05 de janeiro de 2013 e como padre desde o 21 de fevereiro de 2014, na Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas. É necessário bendizermos a Deus pelo que este jovem viveu com seu idealismo e entusiasmo vive e realiza entre nós. Pe. Isalino, Deus lhe dê a recompensa pela sua dedicação e pela sua disponibilidade em assumir esta nova função paroquial. Temos certeza de que você realizará frutuosa ação evangelizadora nesta Paróquia.

Ao se oficializar um padre numa função eclesial é sempre bom recordar a tríplice dimensão do seu ministério, ajudar os irmãos e irmãs a se santificarem, anunciar-lhes a Palavra de Deus para crescerem na fé, guiá-los no seguimento a Cristo, Bom Pastor. Em outras palavras, anunciar a Palavra, celebrar os sacramentos, viver o serviço pastoral. Profecia, Liturgia e Serviço.

É oportuno também destacar que o todo padre vive sua missão com os irmãos e irmãs a quem é enviado. Por vezes deverá ir à frente para estimular a todos a seguir com determinação; outras vezes estará nomeio de todos para conviver, para expressar sua proximidade, especialmente com os doentes, com os empobrecidos, para encorajar, para planejar; outras, deverá estar atrás para amparar quem tem dificuldades para caminhar, quem pode estar desanimado ou em depressão e não vê como seguir em frente. Mas de todos precisa ter o apoio, a participação, o compromisso com a comunidade que ele deve animar e conduzir pastoralmente.

É oportuno lembrar que o padre, ao conduzir uma Paróquia, precisa seguir diretrizes pastorais e administrativas da Diocese, da Igreja e as leis fiscais e tributárias da sociedade civil. E elas são para todos. No tempo em que fui pároco, sentia especial dificuldade quando alguém vinha pedir que desse um jeito, ou seja, fizesse uma exceção para um batizado, o casamento, a colaboração do dízimo. Também, por vezes, não me sentia bem quando membros de Conselho Econômico de comunidade queriam realizar construções ou reformas sem a planta, sem nota de material e de serviços profissionais.

Para isto tudo, é indispensável a consciência de que a Igreja é formada por todos nós e de que ela deve ser, como propõem as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, comunidade missionária, fundada sobre 4 colunas, a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária. Diretrizes que a nossa Diocese, em seu Plano de Evangelização para o quadriênio deste ano a 2023, assume buscando Evangelizar, a partir da escuta e da vivência da Palavra de Deus, alimentados pela Eucaristia, fortalecendo uma Igreja diocesana de comunhão e participação, em saída, rumo à plenitude; procurando ser Igreja discípula cultivando a iniciação à vida cristã e a formação permanente; ser Igreja missionária nos desafios da cultura urbana; Igreja samaritana ou servidora, na prática da comunhão e da participação.

Para concluir, vivendo estes e outros aspectos, crescemos na fé, na comunhão fraterna e poderemos celebrar com alegria a festa da Páscoa que se aproxima. Que assim seja.

————————.

Ao entregar os símbolos

Bíblia: Ao entregar-lhe a Bíblia, recordo-lhe a missão fundamental de anunciar a Palavra de Deus. que forma na justiça, educa na fé, ilumina o caminho da vida. Para anuncia-la é indispensável apropriar-se dela através da sua leitura orante, da liturgia das horas, da liturgia eucarística. Que a Palavra de Deus seja a fonte inspiradora de seu ministério.

Estola: Na ordenação, você recebeu a estola. Representa o poder sacerdotal, que é serviço ao povo. Exercendo o ministério, você celebrará o batismo, a eucaristia, a confissão, o matrimônio. Que todos encontrem em você a acolhida de Cristo, que recebia a todos, confortava, perdoava, curava e abençoava. Que no sacramento da confissão, todos sintam o abraço do Pai misericordioso.

Chave do Sacrário: Lembre-se de que a Eucaristia é ápice e a fonte de toda a liturgia e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, zele com todo o cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida da Paróquia.

—————————-.

Pe. Isalino

nasceu no dia 8 de julho de 1976, em Mariano Moro. É filho de Alcebíades Rodrigues e Rosalina Falkoski Rodrigues (ambos falecidos). Tem um irmão e cinco irmãs. Isalino entrou no Seminário Nossa Senhora de Fátima para o Curso do Propedêutico, no ano de 2005. Cursou a Filosofia no IFIBE Teologia no Itepa, em Passo Fundo. Foi ordenado diácono no dia 05 de janeiro de 2013, em Severiano de Almeida. Lema diaconal: “Enviou-me para anunciar”.  Fez estágio diaconal em Getúlio Vargas. Foi ordenado padre no dia 21 de fevereiro de 2014, em Severiano de Almeida.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS