O papel essencial das cooperativas na saúde e economia, dizem diretores da Unimed Erechim
Na manhã desta quinta-feira (4), foi realizada uma entrevista sobre o cooperativismo com a Unimed Erechim, representada pelo presidente, Dr. Luiz Felipe Barreneche Leães, e o Diretor Administrativo, Dr. Elcio Marcos Zanardo. A conversa ocorreu em alusão ao Dia Internacional das Cooperativas, celebrado anualmente no primeiro sábado de julho.
Dr. Leães destacou que o tema deste ano é “Cooperativas constroem um futuro melhor para todos”. Ele ressaltou a importância do cooperativismo nos seus diversos ramos de atuação para a construção de um futuro mais promissor para toda a população. “Especialmente aqui no estado do Rio Grande do Sul, nós temos, há muitos anos, o cooperativismo alavancando serviços e o desenvolvimento regional em todas as regiões do estado. Então, nós não temos dúvidas em relação à importância econômica e social no desenvolvimento do cooperativismo, sempre salientando esses diversos ramos de atuação que impactam a vida de todas as famílias”, afirmou o presidente.
Dr. Zanardo, por sua vez, abordou a singularidade das cooperativas por serem unidades locais. Ele enfatizou que essa característica pode ser a grande força do cooperativismo. “No nosso caso, por exemplo, a cooperativa de saúde envolve os médicos e também a comunidade. Ela trabalha com e para a comunidade. Isso gera trabalho local e fomenta a economia local. Outro ponto importante é o intercooperativismo. A relação entre as cooperativas é um negócio que gera mais negócios locais, sem que o dinheiro vá embora”.
O presidente Leães também mencionou a importância do cooperativismo médico em todo o Brasil, especialmente na região sul, onde a saúde é suplementada pela cooperativa do trabalho médico. “As unidades, todas singulares, abrangem mais de 18% da população no Brasil inteiro assistidas por planos de saúde das diversas unidades espalhadas. Em uma região como Erechim, com aproximadamente 105 a 107 mil habitantes, temos cerca de 26.500 usuários de planos de saúde. Isso mostra o apoio e suporte que a Unimed traz para o setor público. Esses são dados econômicos muito importantes”.
O Diretor Administrativo acrescentou que os atendimentos são realizados de forma direta e indireta, incluindo convênios. “Hoje, temos convênios com quase todas as prefeituras para diferentes tipos de atendimento, exames, etc.”, explicou Zanardo.
Ele finalizou a entrevista enaltecendo a importância da cooperativa. “Nós temos 246 médicos na cooperativa, dos quais cerca de 200 estão ativos, atendendo e trabalhando diretamente com os pacientes. Atualmente, temos cerca de 400 colaboradores, o que significa 400 famílias abraçadas pela cooperativa. Isso é significativo. A importância de uma cooperativa, assim como outras cooperativas, seja de crédito ou de produção rural, está na quantidade de pessoas e famílias que dependem desse trabalho. Esse é o verdadeiro objetivo do cooperativismo”.