O impacto dos agrotóxicos na saúde humana

         Esse foi o tema da mesa-redonda que encerrou a programação da XII Jornada de Nutrição da URI, na quarta-feira, 28 de agosto. O encontro teve a participação do médico oncologista Juliano Sartori e da Nutricionista Tanise Fitarelli Pandolfi Fridrich, tendo como tema Alimentos, Agrotóxicos e Nutrição.

        Sartori, ao falar sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde da população e a relação com diversas doenças, entre elas, o câncer, disse que o desafio é a elaboração e implementação de estratégias e ações efetivas para colaborar com a redução deste problema. Algumas destas ações são a conscientização individual das pessoas, a regulamentação adequada e o equilíbrio para otimização e redução na utilização de agroquímicos. “Devemos priorizar uma alimentação equilibrada em conjunto com um estilo de vida saudável e estratégias para prevenção e detecção precoce de doenças”, pontuou Juliano.

        A nutricionista Tanise complementou a necessidade da população em fazer escolhas inteligentes através de uma alimentação equilibrada, priorizando o consumo de alimentos in natura, ricos em antioxidantes, e evitando os processados e ultraprocessados, optando por produtos orgânicos. “A saúde é reflexo das nossas escolhas”, concluiu.

        A XII Jornada de Nutrição contou, ainda, com o X Encontro de Pesquisa em Científica Nutrição e a V Mostra de Fotografias. Logo após a mesa-redonda foi realizada apresentação de pôsters e trabalhos orais, como forma de incentivar a publicação da pesquisa e extensão por parte dos acadêmicos, que contam sempre com o apoio e  orientação dos professores.

Os trabalhos premiados foram: “Estudo sobre os mecanismos bioquímicos de toxicidade da tirosina sobre o tecido cerebral, hepático e renal”, na modalidade oral, das acadêmicas Eduarda Carolina Balena Schinaider, Fabiana Camila Andrighi, Paola Gallinatoldo, Ângela Beatris Zemniaçak, orientado pelos professores Alexandre Umpierrez Amaral e Vivian Skzypek Polachini Zanardo; “Risco cardiovascular segundo escore de Framingham em pacientes atendidos em um ambulatório de especialidades em nutrição no norte do RS”, na modalidade pôster, da acadêmica Milena Cecília Antunes da Silva, orientado pela professora Roseana Baggio Spinelli; e “A Fazenda”, na mostra de fotografias, de Antoniele Vendrusculo Brancher, Cleusa Rigo, Liamara da Silveira e Rosane Gobato, orientadas pela professora Gabriela Pegoraro Zemolin.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS