Nutrição da URI analisa a longevidade na saúde do idoso

O Curso de Nutrição da URI promoveu uma atividade remota para discutir a longevidade na saúde do idoso. O encontro aconteceu na quinta-feira, 27 de maio, dentro da disciplina de Nutrição na Terceira Idade, ministrada pela professora Vivian P. S. Zanardo. A iniciativa contou com a participação de professores da área da Saúde do Câmpus, Adriane Carla Vanni, do Curso de Educação Física; Luana Ferrão, do Curso de Enfermagem; Márcia Bairros de Castro, do Curso de Fisioterapia; Marcelo Ekman Ribas, do Curso de Odontologia; além da própria professora Vivian Zanardo, também coordenadora  do Curso de Nutrição. O objetivo foi o de analisar, de uma forma interdisciplinar, com os acadêmicos dos respectivos cursos, a assistência ao idoso.

Segundo dados do IBGE, houve um aumento da população idosa, sendo necessário desenvolver habilidades e competências durante a graduação para a formação de profissionais humanos, pautados em valores éticos, frente a este desafio permanente. Por isso, a importância da troca de saberes na gerontologia fundamental, com diversos benefícios ao idoso, relacionados ao processo do cuidado nutricional (avaliação, planejamento, educação alimentar e nutricional), a preservação e reabilitação da função física, atenção à mobilidade e auto suficiência, prescrição cuidadosa e adequada do exercício físico, sistematização no cuidado da enfermagem,  adequada saúde bucal, tendo em vista a prevenção, manutenção, reabilitação e qualidade de vida.

Os professores salientaram ainda que os cuidados com a saúde devem iniciar ainda na fase de gestação e mantidos durante todo o ciclo de vida, na busca de uma longevidade saudável.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS