Nova praia Central de Balneário Camboriú será a Copacabana catarinense

Considerada uma das maiores obras da América Latina em alargamentos de faixa de areia, praia terá 70 metros de largura

Depois de “Dubai brasileira”, Balneário Camboriú possivelmente ganhará um novo apelido após a conclusão da obra de alargamento da praia Central, a de Copacabana brasileira. Isso porque, a praia passará a ser a segunda maior em faixa de areia do Brasil, perdendo apenas para Copacabana no Rio de Janeiro.

A draga Galileu Galilei foi contratada para trazer à superfície 2,155 milhões de metros cúbicos de areia, que serão espalhados por toda extensão da praia, uma das maiores obras de alargamento de faixa de areia da América Latina.

A Draga se tornou a nova estrela de Balneário Camboriú no Litoral Norte de Santa Catarina, atraindo moradores e turistas para assistir as mudanças que tem causado na faixa de areia da praia Central da cidade, a draga Galileu Galilei chegou a Balneário no domingo, 22 de agosto, e desde então já transportou mais de 120m³ de areia para a praia Central.

Balneário Camboriú se prepara para ser a Copacabana Catarinense após a conclusão do alargamento da faixa de areia da praia Central – Foto: Reprodução
Balneário Camboriú se prepara para ser a Copacabana Catarinense após a conclusão do alargamento da faixa de areia da praia Central – Foto: Reprodução

O equipamento veio do Oriente Médio e até chegar em Balneário Camboriú passou pelo Porto de Rio Grande onde foi nacionalizada, procedimento feito pela Marinha do Brasil.

A draga Galileo Galilei tem capacidade de 18 mil metros cúbicos de areia em sua cisterna, mas nesta obra de Balneário Camboriú, cada viagem trará de 10 a 12 mil metros cúbicos.

alargamento da faixa de areia de balneário camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação ND
Alargamento da faixa de areia de balneário camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação ND

A redução no volume de areia por viagem se faz necessária pela pouca profundidade da enseada. Pelos cálculos dos engenheiros, serão quatro descargas da draga por dia.

Na praia, homens e máquinas farão o trabalho de espalhar a areia nova, que, no primeiro momento será escura, mas a medida que vai secando terá tonalidade natural.

O preenchimento começa defronte à rua 3.700 e será feito em direção à Barra Sul, em trechos que serão interditados ao acesso público. Quando completar este lado, toda tubulação utilizada na praia será removida e começará o preenchimento em direção ao Centro até a altura da rua 2.200.

alargamento da faixa de areia de balneário camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação ND
Alargamento da faixa de areia de balneário camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação ND

Quando o preenchimento chegar na altura da rua 2.200, a tubulação que traz a areia da draga até a praia será flutuada e removida a ponta que fica em terra até o trecho de praia diante da rua 2.200, começando em seguida a dragagem daquele ponto em direção ao Pontal Norte, até completar o preenchimento de toda praia.

Essa remoção da ponta da tubulação principal da rua 3.700 até a 2200 é necessária para que o material que vem impulsionado da draga chegue mais rápido e facilmente até o Pontal Norte. A previsão para o término desta obra de preenchimento é até início do mês de novembro deste ano.

Nova Praia Central

Uma obra gigantesca e aguardada por muitos anos, com o custo de R$ 66,8 milhões, que fará com que a Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina, volte a ter as mesmas características dos anos 1960.

Vídeo mostra passo a passo da obra de alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú – Foto: Prefeitura de BC/Divulgação
Foto: Prefeitura de BC/Divulgação
A faixa de areia, dos atuais 25 metros, passará a ter 70 metros em toda a extensão da Praia Central. A obra será realizada em trechos de 1,5 Km, que ficarão interditados durante o trabalho.
O alargamento da faixa de areia da praia Central pode ser acompanhado todos os dias pela internet. Duas câmeras instaladas no eixo da FG Big Wheel mostram 24 horas por dia a evolução dos trabalhos no Pontal Norte, onde está o canteiro de obras.

 

Fonte: ndmais.com.br

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS