Nova adutora deve resolver problemas de abastecimento de água nos bairros Três Vendas e Jaboticabal
Cobranças foram feitas pela Prefeitura de Erechim e AGER. Previsão de conclusão da obra é para 15 de fevereiro.
A falta de investimentos por parte da Companhia Riograndese de Saneamento (CORSAN), por vários anos, tem gerado transtornos no abastecimento de água da população erechinense. Um destes problemas recorrentes tem acontecido com moradores dos bairros Jaboticabal e Três Vendas. Conforme a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), isso ocorre porque a tubulação que leva água para até essa região é antiga e com o passar dos anos, vem se tornando mais estreita, conduzindo uma quantidade menor de água.
Fiscalização e nova adutora
A AGER tem fiscalizado todas essas áreas, emitido resoluções, notificado a CORSAN, inclusive com multas. Buscando uma solução mais rápida e efetiva, a Prefeitura de Erechim, através da AGER levou até o Ministério Público (MP), essa situação e a urgência de algumas obras, principalmente para manter toda a população da cidade com o devido abastecimento de água.
Com essa mobilização, a CORSAN, agora assumida pela AEGEA, determinou a execução de uma nova adutora, com diâmetro maior, que vai ligar a caixa d’água da Rua Polônia até o buster em frente ao Instituto Federal. A obra iniciou em dezembro, com previsão de conclusão até 15 de fevereiro 2024.
O diretor administrativo-financeiro da AGER, Edgar Radeski, explica ainda que a falta de água nesses bairros acontece porque os canos são muito finos e não chega água suficiente para o bombeamento a partir desses motores. “Registramos todas reclamações que tivemos nos últimos tempos e trabalhamos para o desenvolvimento dessa obra. Com a nova adutora, teremos água o suficiente para bombear até a caixa d’água no bairro Jaboticabal, que vai abastecer toda aquela região”, pontua.
Por assessoria de comunicação