Nosso transporte coletivo urbano é clandestino?

Perguntar não ofende, por isso, nosso transporte coletivo urbano seria clandestino ou legal, já que não existe um contrato em vigor entre a empresa que executa o serviço e o município? Levanto a questão porque existe até uma determinação judicial dizendo que já deveria ter sido realizada uma licitação e até hoje, por vários fatores, segue suspenso o edital. Seria a primeira licitação para o transporte coletivo urbano da história de Erechim, algo que já foi tentado duas vezes, mas sempre foi encontrado um fator para que os participantes questionem alguma coisa na justiça.

Se hoje qualquer outra empresa de Erechim colocar ônibus para fazer esse transporte, poderia ou não, já que a atual não teria a outorga para realização do serviço? São inúmeros os questionamentos que podem ser feitos.

Não consigo entender o motivo de, entra governo e sai governo, ninguém se interessar em realizar esse edital, mas está na hora de o município ter a coragem de lançar um edital, sem brecha jurídica, para que se escolha a empresa que vai executar este serviço.

E se continuar a atual, ótimo, desde que cumpra as cláusulas do novo contrato e que os passageiros não fiquem ao relento nas paradas até que cheguem os ônibus.

Que se coloquem linhas interligadas de um bairro a outro e que não seja preciso pagar duas passagens, mas principalmente, que não fique a impressão de que temos um transporte clandestino.

Até o presente momento, por mais que a justiça esteja obrigando a realizar o edital, a impressão é de que o município não tem nenhum interesse em realizá-lo. Quando é publicado tal edital, vem com vários erros e as empresas participantes conseguem entrar na justiça para protelar.

Enquanto isso, a atual empresa continua realizando o transporte normalmente, sem ser a proprietária desta concessão, sem que seja fiscalizada por ninguém. E claro, não é culpa da empresa, mas sim das várias administrações municipais, mas quem está pagando a conta são os usuários.

Por Egidio Lazzarotto

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS