Informar, esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e estreitar laços. Esses são os principais objetivos do projeto Ninho de Amor – Grupo de Gestantes e Puérperas, desenvolvido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Estevam Carraro, em Erechim, por meio de encontros mensais.
As atividades contam com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, médicos, psicólogos, farmacêuticos, dentistas, graduandos de áreas da saúde, agentes comunitários e outros profissionais. O foco é garantir que gestantes, puérperas, seus parceiros e familiares se sintam acolhidos para trocar informações e esclarecer dúvidas sobre o processo de gestação, parto e cuidados com o bebê.
Conforme os partos ocorrem, as mães retornam ao grupo para compartilhar como foi o nascimento e relatar os desafios vividos no puerpério. Essa troca fortalece a rede de apoio e oferece às futuras mães informações e relatos reais de quem já passou pela experiência.
Na UBS Estevam Carraro, os encontros acontecem a cada 30 dias, na própria unidade. Para participar, é necessário que a gestante esteja cadastrada no sistema. “Projetos como o Ninho de Amor fortalecem o vínculo entre a equipe de saúde e as famílias, garantindo um atendimento mais humano, próximo e contínuo. Esse acompanhamento multiprofissional é essencial para a saúde da mãe e do bebê”, destacou o secretário de Saúde, Vianei Mueller.
Por Comunicação PME