Nevasca castigam a Argentina e deixam mortos em acidentes

Neve intensa em províncias do Sul da Argentina cobrem rodovias de gelo e provocam vários acidentes com vítimas

Intensas nevadas atingem a Argentina com o fenômeno sendo registrado em diversas províncias, O cenário mais crítico é registrado nas províncias do Sul, como Tierra del Fuego, Chubut, Río Negro e Neuquén, onde a neve intensa e o frio extremo já provocaram acidentes graves, interdições rodoviárias e emissão de alertas do Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

De acordo com o SMN, as províncias do Sul argentino estão sob alerta amarelo por nevascas e temperaturas muito baixas, com valores que chegam a -10 °C na Terra do Fogo, especialmente na zona de Tierra Mayor, na região de Ushuaia. A neve densa e persistente dificulta a circulação nas estradas, provocando riscos de derrapagem, visibilidade reduzida e bloqueios temporários.

Na manhã deste sábado (26), uma tragédia foi registrada na Ruta Nacional 151, no quilômetro 921, próximo ao município de Catriel, em Río Negro. Um automóvel Volkswagen Gol, que se dirigia a General Roca, derrapou na pista escorregadia e colidiu de frente com um caminhão Mercedes Benz com semirreboque.

As quatro pessoas que viajavam no carro — uma mulher, sua sobrinha e duas crianças, todos moradores da cidade de 25 de Mayo, na província de La Pampa — morreram na hora. O caminhoneiro, que seguia rumo à cidade de Moreno, na Grande Buenos Aires, saiu ileso.

Na Terra do Fogo, o frio extremo e a forte nevasca também causaram um acidente na Ruta Nacional Nº 3, na zona de Tierra Mayor. As autoridades locais orientam a população a adotar medidas preventivas contra o congelamento, tanto no trânsito quanto nas residências.

A Defesa Civil de Ushuaia recomendou o uso obrigatório de pneus de inverno, evitar saídas desnecessárias, manter calçadas e vias desobstruídas de neve e ventilar os ambientes para prevenir acúmulo de monóxido de carbono.

As nevascas também afetam partes do Sul de Mendoza, oeste de La Pampa e norte de Río Negro, onde são esperados acúmulos de até 40 centímetros de neve em áreas da cordilheira, e entre 10 e 15 centímetros em zonas de planície. O SMN advertiu que os fenômenos meteorológicos registrados podem gerar condições perigosas e impactar atividades cotidianas, pedindo atenção redobrada à população.

Diante do cenário, o SMN e órgãos de proteção civil divulgaram recomendações importantes, como evitar atividades ao ar livre, circular apenas com veículos equipados, remover periodicamente a neve acumulada nos telhados para evitar colapsos, e manter uma mochila de emergência com lanterna, rádio, documentos e telefone sempre à disposição.

Além da neve, parte do país também enfrenta ventos fortes e tempestades, como em Jujuy, Salta, Catamarca, La Rioja e San Juan, com rajadas que podem chegar a 100 km/h nas regiões mais altas. No Norte e no Nordeste argentino, como Corrientes, Santa Fe e Entre Ríos, tempestades com raios e granizo levaram à emissão de alertas.

Fonte Metsul https://metsul.com/nevascas-castigam-a-argentina-e-deixam-mortos-em-acidentes/ .

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS