Na Casa Civil do Estado, Paparico Bacchi discute repasse de recursos do Fundoleite ao Agro gaúcho

O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, deu prazo para que o repasse seja efetuado.

Nesta quarta-feira (11), o deputado Paparico Bacchi esteve no gabinete da Casa Civil do Estado, para uma audiência com o secretário-chefe da pasta, Artur Lemos, juntamente ao secretário executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do RS (SINDILAT/RS), Darlan Palharini, e a chefe de gabinete da Casa Civil, Cátia Belmonte, para tratar sobre o repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do RS (Fundoleite) aos sindicatos patronais, entidades afins e aos produtores, para a reconstrução do setor leiteiro, após o desastre climático de maio no estado.
Paparico e o secretário executivo do SINDILAT/RS apresentaram a proposta, de autoria do deputado, a Artur Lemos que os inteirou quanto a situação do pleito. Com relação ao Fundoleite, o secretário informou que ainda está analisando o assunto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) e sua equipe da Casa Civil.
Lemos confessou que a demanda pode ser resolvida, mas o prazo para uma solução do problema, ainda pode ficar para o primeiro semestre de 2025, pois ainda estão estudando a possibilidade de transferência dos valores, por meio da desburocratização dos trâmites envolvidos na transação.
Darlan explica que o repasse ao setor leiteiro se faz mais que necessário, pois é preciso que seja trabalhado a assistência técnica, por meio das entidades gestoras,  com o intuito de aumentar a competitividade da cadeia produtiva, principalmente, no que tange os pequenos produtores rurais.
“Entendo que, pelo aperfeiçoamento e os investimentos em assistência técnica, são as melhores formas para encararmos a concorrência dos produtos vindos da Argentina e do Uruguai e também em relação às consequências trágicas para a produção gaúcha, com o novo acordo firmado com a União Europeia”, alertou o secretário executivo do SINDILAT/RS.
Paparico Bacchi articulou a reunião do setor com a Casa Civil e prometeu ficar acompanhando a reivindicação até que seja encontrado um desfecho favorável ao Agro gaúcho: “Tenho conhecimento dos processos que entravam a chegada dos recursos para o pequeno produtor rural em nosso estado, mas estamos atentos a isso. Vou continuar defendendo o trabalhador do campo, persistindo na nossa solicitação até que consigamos chegar ao denominador comum, a ajuda justa para quem quer e precisa produzir para sustentar nosso Rio Grande”, conclui o deputado Paparico Bacchi.
Por: Fábio Gonçalves – MTE 21.306/RS
Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS