Município decreta luto oficial de três dias

O município de Erechim decretou, nesta quarta-feira (1º), luto oficial de três dias pelo falecimento da professora Ondina Maria Piaia e de Joana Eugênia Groch Ambrósio.

A professora aposentada Ondina Maria Piaia faleceu hoje aos 86 anos. Filha de agricultores, nasceu em Casca, na época distrito de Guaporé/RS, em janeiro de 1931 e tem 15 irmãos. Graduou-se em Filosofia e Pedagogia, com especialização em Teologia. Foi freira, professora, diretora e supervisora de escola.

A professora lançou sua mais recente obra neste ano, praticamente uma biografia, intitulada ‘Um jogo de opções no tabuleiro da vida’. Durante a 19ª Feira do Livro de Erechim, realizou tardes de autógrafo. No livro conta sobre sua trajetória de vida, desde sua infância familiar rural, sua vida religiosa e profissional. Como iniciou no magistério, sobre suas viagens em que conheceu 45 países de quatro continentes, além de sua incansável luta pelas causas sociais, militância política e atuação comunitária.

Ondina foi fundadora da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Erechim (Atapers). Após quase dois anos de movimento, a associação foi fundada em 1987 e, Odina, foi coordenadora durante 18 anos, até 2003, com grandes lutas e conquistas. Foi candidata a vereadora pelo PT e, assumiu como suplente por diversas vezes. Também foi apoiadora da Liga de Defesa Nacional – Núcleo de Erechim.

Joana Eugênia Groch Ambrósio faleceu hoje aos 93 anos. Nasceu em maio de 1924, a imigrante polonesa que chegou ao Brasil em 1929. Em 2013, foi agraciada com Menção Honrosa pela Câmara de Vereadores de Erechim em homenagem à Imigração Polonesa, na comemoração dos 95 anos de Erechim.

No Brasil, conheceu seu esposo, Silvino Ambrósio (in memorian), com quem teve cinco filhos Leni, Pedro, Leila, Liane e Luis. Tem 11 netos e nove bisnetos. Joana é avó da modelo erechinense Alessandra Ambrósio.

O velório acontece na Capela A do Hospital de Caridade e o enterro na quinta-feira (2), às 10h, no Jardim da Saudade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS