Na tarde desta quarta-feira (26), a reportagem da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista esteve conversando com o Secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, tendo como pauta a possível realocação de uma comunidade indígena que atualmente está instalada em uma área do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), às margens da BR-153, próximo ao novo distrito industrial, na saída para Santa Catarina.
A principal questão que envolve a situação destas 11 famílias, que somam aproximadamente 40 pessoas, é que além a insegurança devido à localização próximo à uma BR, onde o tráfego de veículos é imenso, esta área poderá ter em breve, a construção de vias paralelas para facilitar o trânsito no local.
Marmentini comentou que estão havendo reuniões e apresentadas possibilidades de áreas próximas para a devida realocação destas famílias, visando uma melhor condição de infraestrutura e segurança para todos. “Esta já é a terceira reunião realizada. Procuramos envolver todos os interessados para a melhor solução: o município de Erechim, o Ministério Público Federal, a Funai, a Funasa e o Cacique.
Possivelmente esta situação terá um desfecho na próxima segunda-feira (31), onde uma nova reunião com todos os envolvidos está agendada no Ministério Público Federal.