Mulheres vítimas de violência são acolhidas no Abrigo Cidadão de Erechim

Em Erechim, as mulheres vítimas de violência têm local adequado que as ampara.  Através de equipe técnica multidisciplinar, instalações próprias, adequadas e aconchegantes, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS e do Abrigo Cidadão (Albergue Municipal) atende e acolhe essas mulheres.

Após ser totalmente remodelado e instalado em novo endereço, o Abrigo Cidadão passou a ter espaço exclusivo para o acolhimento de mulheres, dentre elas as que necessitam de amparo temporário devido a situações de ameaça ou de violência. Com vigilância armada 24 horas, o Abrigo Cidadão é local seguro e acolhedor, contando ainda com equipe técnica completa que auxilia as assistidas na superação de suas vulnerabilidades e no fortalecimento de vínculos saudáveis.

Esse local foi especialmente preparado, tendo em vista que o Município de Erechim firmou com o Governo Federal (Secretaria de Políticas para as Mulheres), em 1 de julho de 2014, o Convênio nº 036/2014, objetivando a construção de abrigo para mulheres vítimas de violência. Os recursos desse convênio vieram através de emenda parlamentar.

Em 28/05/2015 foi liberada a primeira parcela do Convênio pelo Governo Federal, contudo a obra de construção da casa foi iniciada somente em 21/11/2016. No decorrer do período, o Governo Federal suspendeu a liberação da segunda parcela do Convênio, o que acarretou também a suspensão das obras. A liberação da parcela somente em 29/06/2018, permitiu a retomada da construção e a conclusão da obra em 18 de janeiro de 2019 (conforme Termo de Recebimento Provisório de Obra – Contrato nº 758/2016).

Porém, os recursos do Governo Federal se limitaram apenas a construção da casa. Para a mesma entrar em funcionamento são necessárias outras providências que garantam um local ideal que atenda todos os itens necessários a sua destinação. Estudos, elaboração de projetos e orçamentos para a execução dessas obras complementares já estão em andamento através do Processo Administrativo nº 12537/2019. Ademais, são necessários recursos para contratação de equipe técnica completa, mobiliário mínimo, e principalmente, segurança 24 horas.

O Abrigo Cidadão de Erechim já tem toda essa estrutura e capacidade de atendimento. E o Município busca junto aos órgãos federais competentes, autorização para adequação do objeto da casa, visando então a implementação de um Centro de Referência para a Mulher – o que permitiria atuação ainda mais ampla em defesa das mulheres.

Destacando a preocupação do Município em cumprir, entre tantos outros, também o seu papel social, o Prefeito Schmidt observa: “Até que as questões administrativas, burocráticas e práticas relativas a casa construída não se concluam, o Município não desampara as mulheres vítimas de violência, visto que o Abrigo Cidadão está plenamente preparado para atender essas demandas”.      

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS