Erechinenses tem por habito procurar as praias de Santa Catarina nesse período de férias. Mas não só erexinenses, muita gente da região Alto Uruguai se desloca para o litoral catarinense. Por outro lado, tem quem prefira descansar no litoral do Rio Grande do Sul, que também oferece boas praias.
Com a movimentação de turistas em Balneário Camboriú, Itapema, Meia Praia, Porto Belo, Bombinhas, entre outras tantas, a economia catarinense agradece. A presença de público nesse período é impressionante e cada ano aumenta mais. A rede hoteleira e pousadas também tem vagas praticamente esgotadas.
Pouco mais de um terço dos brasileiros pretende viajar no verão e injetar R$ 148,3 bilhões na economia, revelou pesquisa divulgada pelo Ministério do Turismo. Segundo o levantamento Tendências de Turismo Verão 2025 – Comportamento da População Brasileira, 59 milhões de pessoas (35% da população do país) planejam viajar a lazer de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025.
O setor hoteleiro de Balneário Camboriú está comemorando um fim de ano com alta ocupação. A expectativa é que os hotéis da cidade registrem uma taxa de ocupação entre 90% e 97% até o Réveillon, impulsionada principalmente pela chegada de turistas estrangeiros.
O movimento de turistas, principalmente argentinos, paraguaios, chilenos e uruguaios, tem sido intenso desde o início da temporada. “A Argentina teve uma elevação de preços muito grande, o que tornou o Brasil, e especialmente Balneário Camboriú, um destino mais atrativo para esses turistas.
Nesse período as cidades da região alto Uruguai esvaziam. É período de férias, virada de ano e muita gente viaja, não só para o litoral. A movimentação de público e automóveis pelas ruas e avenidas só retornará, com o início do ano letivo e então, por enquanto é recesso. Nós do Jornal Boa Vista e Rádio Cultura FM, desejamos a todos boas férias e um Feliz Ano Novo.
Por: Edson Machado