“Muitas vezes a eleição em si não reflete um ato democrático”, afirma Ana Oliveira sobre escolha de diretores de escolas
A vereadora e presidente do Poder Legislativo de Erechim, Ana Lúcia Silveira de Oliveira, participou ao vivo do programa Estúdio Boa Vista da Rádio Cultura na manhã desta quarta-feira, 11, e discorreu, entre outros assuntos, sobre o projeto executivo que pretende mudar a forma de escolha dos diretores de escolas municipais.
Na próxima segunda-feira deve ir a plenário o projeto, que se aprovado permitirá ao prefeito a escolha dos novos diretores nas escolas do município. Para Ana Oliveira a alteração proposta pelo executivo não afeta a democracia. “A democracia não se dá somente através do voto, ela se dá através da participação. Não adianta eu ter uma eleição lá dentro do meu partido se eu não tenho a participação das pessoas. A democracia compreende participação da comunidade, dos pais, dos conselhos, dos professores, dos servidores nessa grande colaboração com ideias a serem colocadas em execução numa escola” afirmou a vereadora.
Ouça o que disse a Vereadora
Ana Oliveira explicou que a legislação, a Constituição Federal e os planos nacionais de educação defendem uma atuação democrática, porém em nenhum momento coloca que tem que haver eleição. “Alguns vereadores defendem que tenha eleição, mas eu defendo muito mais a participação”, argumentou Ana.
Para a presidente do legislativo democracia é a ter a oportunidade de falar e ser ouvido. “Muitas vezes o ato da eleição em si não reflete em um ato democrático. Ele faz parte, mas para mim faz muito mais a participação”, afirmou.
Ana Oliveira afirmou que como presidente do legislativo precisa respeitar a opinião dos vereadores. “Somos em 17 e cada um tem uma opinião, mas temos também a possibilidade de convencimento, e aí que vem o ato democrático, é nós estarmos fazendo esse debate”, concluiu a vereadora.