Mudança de turno da educação infantil garante abertura de mais 200 vagas

As escolas do sistema público municipal de ensino que atendem a pré-escola passarão por uma mudança no próximo ano. A partir de 2018, todas as turmas do Pré B, passarão a ter aulas no turno da manhã. O objetivo é disponibilizar mais vagas para a educação infantil.

A decisão foi tomada após uma pesquisa que procurou verificar sobre a quantidade de salas de aula que permaneciam fechadas no período da manhã, por falta de alunos matriculados. Contatou-se, segundo a secretária municipal de Educação, Vanir Bombardelli, que 12 locais estavam ociosos neste período do dia, por desinteresse dos pais em matricular seus filhos neste turno, mas em compensação no período da tarde faltam vagas.

 “Pensamos que estes locais poderiam ser melhor aproveitados e, com essa medida, cerca de 200 novas vagas abrem-se para a educação infantil nas escolas da rede municipal de ensino. Assim, os estudantes do Pré B terão aulas pela manhã e os do Pré A no turno da tarde,” explica.

De acordo com a secretária, para a realocação, foi levado em consideração a idade das crianças, que quando frequentam o Pré B tem entre cinco e seis anos e o Pré A, entre três e quatro.

A secretária classifica a ação como uma medida social justa, já que todos os alunos estudarão nos dois turnos, ao passar dos anos, possibilitando ainda que mais crianças tenham acesso ao ensino gratuito de qualidade. “Descontenta-se poucos, mas se favorece um grande grupo. Nós vamos procurar acomodar o maior número possível de vagas dentro da rede, no limite da Secretaria Municipal de Educação,” completa Vanir.

As escolas com alteração no turno são: Escola Municipal de Educação Infantil Dom João Aloísio Hoffmann, Escola Municipal de Educação Infantil Bôrtolo Balvedi, Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Consolata, Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Mühlen, Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão, Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, Escola Municipal Paiol Grande, Escola Municipal Othelo Rosa, Escola Municipal D. Pedro II e Escola Municipal Luiz Badalotti.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS