Modernização dos municípios do Alto Uruguai é tema de encontro em Erechim

Tecnologias que garantam maior eficiência da gestão pública foram tratadas nesta quinta-feira (30), durante o I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com o Município de Erechim.

Representantes de pelo menos 20 municípios participaram do encontro no Salão de Atos da URI, que trouxe experiências implantadas pelos municípios e soluções de mercado. “Independente do tamanho do município, é preciso utilizar a tecnologia como estratégica na busca de soluções. As pessoas têm que ser acolhidas pelo poder público e ser bem atendidas”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

Na oportunidade, o prefeito Luiz Francisco Schmidt destacou os ganhos ao se investir em tecnologia, em especial para aproximar o Poder Público e cidadão. “A informação e a tecnologia aproximam as pessoas, permitindo que todos conheçam a administração pública. E não apenas na redução de custos, mas sim da aproximação e tornar todas as ações da gestão mais rápidas. Por isso estamos implantando paulatinamente em nossa cidade todas as formas de acesso da população ao serviço público”, comenta.

Luiz Francisco Schmidt foi um dos oito prefeitos que receberam o título de Projeto Inovador do Alto Uruguai, pela implantação da robótica nas escolas municipais. Erechim também se prepara para avançar na informatização da Saúde. Com as 12 unidades e UPA interligadas e utilizando o prontuário eletrônico já há 13 anos, o prestador de serviços Ronaldo Pozzobon destacou que até agosto os agentes comunitários passarão a utilizar tablets para coleta de dados.

“Diminui o desperdício e qualifica o serviço prestado. Assertividade para a tomada de decisão é muito importante”, afirma o empresário, destacando a importância do trabalho dos agentes comunitários que trazem informações essenciais para a tomada de decisão dos gestores.

Gaurama é outro município homenageado durante o Fórum com o projeto que vem levando internet à zona rural. Segundo o prefeito, Leandro Márcio Puton, a proposta é conectar via fibra óptica as 16 comunidades da cidade de seis mil habitantes. “A chegada da fibra vai favorecer para implantarmos o videomonitoramento. Se faz política pública com desenvolvimento econômico atrelado ao desenvolvimento social e à inclusão”, frisa o prefeito.

A gerente de projetos da Rede Cidade Digital, Priscila Bortolozzo Ludke, lembra que, quando se fala em inovação, é preciso levar a conhecimento da população como as ferramentas tecnológicas podem contribuir na melhoraria da qualidade de vida. “A sociedade precisa participar desse processo, contribuindo também com ideias e auxiliando no envio das demandas. Esse é o papel de uma cidade inteligente”, ressalta Priscila.

Projeto Inovador Alto Uruguai – RS

BARÃO DE COTEGIPE (Modernização da Iluminação Pública)

CHARRUA (Lâmpadas de LED)

ESTAÇÃO (Videomonitoramento)

GAURAMA (Internet Rural)

JACUTINGA (Jacutinga de Olho)

PAULO BENTO (Nota Fiscal Eletrônica)

TRÊS ARROIOS (Inclusão Digital)

ERECHIM (Robótica para alunos das escolas municipais)

O I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai teve o patrocínio da 1DOC e Inovadora Sistemas, bronze da Digifred, Fiorilli Software e Essencial Comércio, além do apoio do Hotel Ibis Erechim e Canal Gerência Pública.

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS