Mobilização dos 32 prefeitos da região, garante recursos para o Santa Terezinha

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda está em Brasília, e os três senadores gaúchos se comprometeram em enviar emendas em 2024 para a casa de saúde

No final de outubro, o diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Jackson Arpini, relatou a atual situação da casa de saúde para os prefeitos da AMAU. A partir deste relato, foram traçadas estratégias para a captação de recursos junto aos parlamentares federais. Ficou definido, que cada prefeito, buscasse, junto aos deputados federais e senadores que mantém afinidade, emendas para viabilizar recursos, e foi criada uma comissão, incluindo secretários de Saúde do Alto Uruguai, para acompanhar mais de perto a situação do Santa Terezinha, que passa por uma série crise financeira, em função dos baixos valores repassados pelo SUS e o aumento dos insumos após a pandemia.

Na sequência, a AMAU enviou ofício para todos os parlamentares solicitando estudo de viabilidade de indicação de emenda de bancada para auxiliar no custeio da alta complexidade das ações e serviços do Hospital Santa Terezinha de Erechim. O valor solicitado foi R$ 300 mil por deputado.

No ofício, foi solicitado também uma atenção especial para a construção da “Nova Ala Clínica Oncológica: Somos Todos Santa”, que não foi contemplada pela Bancada Gaúcha, em razão do número expressivo de demandas apresentadas por outras regiões, e acabou não sendo classificada entre as reivindicações prioritárias.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda ressalta que a Fundação Hospitalar Santa Terezinha é uma casa de saúde pública e que atende na plenitude o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência para a população de 47 municípios gaúchos, em especial da região Norte do Estado: “O hospital destina todos os 182 leitos e as ações e serviços para a rede pública de saúde, enfrenta grandes dificuldade com o financiamento, porque suas receitas são oriundas das Tabelas SUS, que estão defasadas há vários anos, gerando um déficit entre receitas e despesas”, pontuou.

E nesta semana, Arruda está em Brasília, onde vem conversando com os parlamentares para firmar parceiras para auxiliar o Santa Terezinha: “o nosso hospital atende quase 10% dos municípios gaúchos, e obviamente, sua população referenciada”, sublinha o presidente da AMAU, que esteve nos gabinetes dos três senadores gaúchos – Luis Carlos Heinze, Paulo Paim e General Mourão, além de vários deputados federais.

“A mobilização dos 32 prefeitos do Alto Uruguai, reforçando a necessidade de recursos para o Hospital Santa Terezinha, vem surtindo efeitos positivos para a região. Tivemos a confirmação que todos os senadores irão destinar emendas para 2024. Agora estamos reiterando com os deputados federais, mas só teremos a certeza que receberemos valores em fevereiro do ano que vem”, finaliza Arruda.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS