Missão Empresarial: muitas informações sobre projetos e ações na primeira agenda
Comitiva de Erechim da Missão Empresarial a São José dos Campos é a maior que já passou pelo Parque Tecnológico.
A comitiva erechinense chegou, na manhã de quinta-feira (29), a São José dos Campos e se dirigiu ao Parque Tecnológico de São José dos Campos. A comitiva de Erechim é a maior que já passou pelo parque.
A primeira atividade foi a apresentação do parque pela analista de Novos Negócios, Rafaela Camargo, que falou sobre os objetivos e atuação do parque. Seguido pela apresentação do diretor de Novos Negócios, Marcelo Nunes, e do secretário, Alberto Marques.
“É preciso ter um conselho de administração forte”, ressaltou sobre a gestão do parque, Marcelo Nunes. Atualmente, o Conselho de Administração tem 11 membros.
“Importante ensinar empreendedorismo nas escolas e isso faz a cidade ser inteligente. Tem que ter estrutura para promover inovação, para ouvir as pessoas criativas. Qualificação é o caminho das pedras para ir pra frente. Cidade inteligente tem que ser conectada. Tudo tem que desembocar em novos empregos”, afirma Alberto Marques.
PqTec
O parque Tecnológico São José dos Campos tem 2,7 bilhões de reais em investimentos, 330 empresas vinculadas, 145 empresas residentes, 11 institutos e laboratórios, 5500 universitários e 2200 postos de trabalho.
Eles falaram sobre o propósito do parque que é ser vetor do desenvolvimento econômico, social e urbano. Estabelecer ambiente colaborativo e pluri-institucional, como elemento de promoção de sinergia entre os elementos quádrupla hélice, Poder Público, sociedade civil, academia e setor empresarial.
– Indução sistemática da cultura do empreendedorismo, e da inovação, via interação com as instituições científicas e tecnológicas.
– Disseminação de conhecimento, suporte a capacitação e busca de novos mercados que resultem em incremento da competitividade empresarial.
– Antecipação às necessidades do mercado através da geração de soluções, projetos e produtos globalmente competitivos.
– Estímulo ao desenvolvimento das comunidades, a geração de riqueza, a criação de novos postos de trabalho qualificados e que são impulsionados pelas oportunidades geradas.
– Estabelecer ambiente sinérgico que estimule a articulação entre os agentes e o capital empreendedor, instituições governamentais, academia, sociedade civil (usuários), setor empresarial.
Aprendizados na bagagem
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, disse que o grupo de Erechim com 48 integrantes foi muito bem recepcionado. “Conseguimos entender o funcionamento e a gestão do parque, e os avanços nos projetos dos mais variados segmentos”, disse o secretário.
A presidente da CODER, Arlei Cavaletti, disse que as palestras da manhã o que mais chamou a atenção foram os investimentos em educação municipal. “Estamos aprendendo muito nesta que é uma das melhores cidades para se viver no Brasil”, disse ela.