Localizado em uma área de 22 mil metros quadrados, no antigo complexo industrial, que ainda abriga caldeiras importadas da Europa por AJ Renner, na década de 1920, o Instituto Caldeira é um espaço destinado para atividades relacionadas a inovação e a nova economia, sendo sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação em Porto Alegre.
A Missão Empresarial de Erechim, que participa nesta semana, no South Summit Brazil, esteve no local conhecendo a estrutura que abrange grandes empresas, startups, universidades e Poder Público, que recebem benefícios, eventos e serviços exclusivos do ecossistema.

O professor da URI Erechim e coordenador Geral de Infraestrutura e Tecnologia do Centro de Inovação URITech, Cássio Baratieri, destacou que o Instituto Caldeira é um exemplo a ser seguido.
“A gente observa que pós-enchente, o local conseguiu atualizar o espaço de tal maneira que consegue propiciar a escalabilidade desse ambiente e principalmente essa interação com várias empresas e atraindo novas empresas e novas ideias. Em Erechim, temos a evoluir nessa compreensão. Temos vários ambientes, várias ações, e existe a necessidade de conexão do ecossistema”, comentou.
Ecossistema de Inovação
O Instituto Caldeira conta com uma rede de parceiros com grandes hubs nacionais e internacionais de inovação, onde a comunidade da instituição pode se conectar com essas iniciativas através de eventos, missões e reuniões de negócios entre parceiros. A diretora do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) de Erechim, Josiani May, destacou a importância do ecossistema de inovação que existe. “O Instituto Caldeira é uma referência, um hub de inovação que apresenta capacidade de execução, resolutividade, entre outras iniciativas que nos surpreendem e inspiram”, disse.
A Missão Empresarial segue participando do South Summit Brazil até esta sexta-feira (11), em Porto Alegre.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação