Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos no espaço

O foguete Falcon 9 decolou às 12h17 de Brasília, de Cabo Canaveral, na Flórida, em um lançamento de uma plataforma usada pela primeira vez para uma missão tripulada.

Uma missão da SpaceX decolou, neste sábado (28), com dois passageiros a bordo para resgatar os astronautas americanos presos por vários meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O foguete Falcon 9 decolou às 12h17 de Brasília, de Cabo Canaveral, na Flórida, em um lançamento de uma plataforma usada pela primeira vez para uma missão tripulada.

“Parabéns à Nasa e à SpaceX por este lançamento bem-sucedido”, escreveu o diretor da agência espacial americana, Bill Nelson. “Vivemos em uma época emocionante de exploração e inovação”, acrescentou.

A bordo estão o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta russo Alexandre Gorbounov.

Quando retornarem em fevereiro, deverão levar consigo os veteranos espaciais Butch Wilmore e Suni Williams.

Ambos embarcaram no início de junho a bordo de uma nova espaçonave desenvolvida pela Boeing, a Starliner, como parte do primeiro voo de teste tripulado para a ISS.

A nave deveria tê-los devolvido à Terra oito dias depois, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar sua confiabilidade.

Após longas semanas de testes, a agência espacial recuperou a cápsula vazia da Boeing e decidiu trazer de volta os dois náufragos com a missão da SpaceX, chamada Crew-9.

“Sabemos que este lançamento é algo único, com apenas dois passageiros”, admitiu Jim Free, administrador associado da Nasa, na sexta-feira durante uma coletiva de imprensa na qual agradeceu à SpaceX “pelo seu apoio e flexibilidade”.

Por Redação Jornal Boa Vista
Com informações CP

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS