Microcrédito de Erechim é case de sucesso no estado gaúcho

O município de Erechim, através da Pasta de Desenvolvimento Econômico, proporciona oportunidades, visando a possibilidade da adoção de novas ideias na construção de iniciativas que colaboram diretamente para o crescimento econômico, como da geração de novas frentes de trabalho.

Desta forma, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Decreto de lei nº 48.164/2011, instituiu o Programa Gaúcho de Microcrédito, com o objetivo de proporcionar financiamentos para atender as necessidades financeiras das empresas de micro e pequeno porte.

O Microcrédito estadual, que operava via Banrisul, passou por dificuldades devido a diversos problemas em administrações passadas, fazendo com que o banco suspendesse esta linha de crédito em parceria com o Governo do Estado.

Face a este problema, e para não deixar os micro e pequenos empresários locais desamparados, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Altemir José Barp foi em busca de alternativas, encontrando uma solução através da parceria com o Sicredi, uma instituição financeira cooperativa que promove o desenvolvimento das comunidades onde está presente.

O convênio disponibilizou linhas de crédito nos moldes estabelecidos e amparados pela Lei estadual e que regem o Microcrédito. Dessa forma, o município de Erechim foi pioneiro no Estado a firmar este convênio, servindo de exemplo para diversos municípios do RS, que vieram a Erechim em busca do modelo para implantar em seus municípios.

Erechim recebeu elogios por parte do Coordenador de Microcrédito estadual, Jorge Imperatore, por sua determinação e persistência na busca de alternativas neste segmento e que hoje é referência em nível estadual.

O Microcrédito em Erechim já é um sucesso, pois desde a sua implantação em novembro de 2017 até setembro de 2018, 273 microempresários já foram beneficiados com empréstimos, num montante de R$ 4.255.549,00, onde a média mensal vem em constante crescimento.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Diretoria de Microcrédito e fomento a Micro e Pequena empresa, vem, desta forma, fomentar as empresas de micro e pequeno porte e autônomos de Erechim, proporcionando melhorias e geração de emprego em nosso município.

Os microempresários e autônomos que desejarem se candidatar a esta linha de crédito, devem dirigir-se à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no setor de Microcrédito, localizada na Rua Eustachio Santolin, 35, Bairro Bela Vista, munidos de CPF, RG e Declaração de Rendimentos, para formalização e posterior encaminhamento ao Sicredi. Maiores informações podem ser obtidas, através do telefone (54) 3522-3479.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS