Mesmo a distância, Curso de Educação Física da URI segue programação de atividades prevista

Os novos tempos provocados pela pandemia do COVID-19 fizeram que com houvesse um processo de adaptação de forma muito rápida pela comunidade acadêmica. E não está sendo diferente na URI Erechim. Um exemplo disso é o Curso de Educação Física que foi obrigado a transformar de forma muito rápida as as atividades de sala de aula presenciais em aulas síncronas e online.

Nesse novo modelo, as disciplinas e projetos tanto do bacharelado quanto da licenciatura, ajustaram suas ações, promovendo até aqui um ciclo de palestras sobre os mais variados temas da área da Educação Física, com a participação de diferentes profissionais do país e do mundo. As atividades da disciplina de Metodologia do Ensino de Esportes Coletivos II-Handebol, ministrada pela professora Alessandra da Veiga, contaram com a participação de acadêmicos, professores, treinadores de diversos lugares do mundo.

“Tivemos a participação do Treinador da Seleção de Handebol do Iraque, Kadhim Niser; atleta de Curitiba/PR, Pedro Zangrande; o Preparador Físico das categorias de base e das goleiras do adulto de Concórdia, professor Romulo Dias, com integração dos acadêmicos dos Cursos de Educação Física da URI Erechim e São Luiz Gonzaga, que puderam acompanhar uma sessão de treino on-line de Preparação Física de Goleiro de Handebol.

Outro momento vivenciado pelos acadêmicos foi a participação do egresso Bruno Felipe Faleiro que falou sobre as questões de inclusão por meio do Basquete de Cadeira de Rodas, participando da Disciplina de Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos III-A/Basquetebol.

A Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFSC, a diplomada Camila Tomicki participou da aula da disciplina de Atividade Física e Saúde I, abordando a importância da intervenção do Profissional de Educação Física na atenção básica, quando analisou seu projeto de Doutorado sobre o seu Programa de promoção da Atividade Física e alimentação saudável em usuários da Atenção Básica: análise de diferentes contextos ambientais e de renda. Os projetos de extensão do Curso também tiveram nova roupagem com o intuito de levar conteúdo online para os acadêmicos e comunidade em geral.

O Grupo de Estudos Olímpicos e o Curso de Educação Física da URI Erechim apresentam, por outro lado, o URI Esportes, Rock, Show, programa pelo Facebook com duas edições semanais(3ª Feira, às 17h e 6ª Feira, às 12h15min).   O XVI Relato Profissional do Curso de Educação Física, por seu lado, contou com a participação das Professoras Diplomadas Camila Tomicki e Cristiane Jéssica Babinski que contaram suas trajetórias a nível profissional e pessoal. Já o projeto I Relato de Experiência Docente:

“Futebol no contexto escolar” teve como convidada a professora Caroline Ongaratto Dallazen; e “Futsal no contexto escolar” que teve como convidado o professor o Professor Edenir “Chita” Serafini, que teve a participação também da Professora Caroline Ongaratto Dallazen (Atleta e Técnica de Futebol de Campo e Futsal) que relataram sobre suas experiências como docente nessa área.

Outras atividades como essas estão previstas para próximas semanas com a participação do professor Professor Emmanuel da Rocha falando sobre Aspectos Biomecânicos da ruptura do tendão de Aquiles; e do Professor Milton Felker discorrendo sobre o Profissional de Educação Física e o Ensino dos Esportes Coletivos.

Para a coordenadora dos Cursos, professora Alessandra da Veiga, essas atividades são muito importantes, “uma vez que conseguimos superar a distância, integrar os acadêmicos, professores, egressos e profissionais das mais distintas regiões e locais, oportunizando aos acadêmicos uma troca de experiência e conhecimentos diferenciada nesse momento em que estamos vivendo, buscando renovar e inovar sempre”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS