Na noite desta quinta-feira (27), o plenário da Câmara de Vereadores de Erechim se transformou em um verdadeiro tributo à cultura e tradição. O lançamento do livro Memórias Afetivas ofereceu aos presentes uma imersão nos sabores da Itália, resgatando receitas que atravessam gerações e continuam a reunir famílias ao redor da mesa. O evento, que integra um termo de fomento, foi promovido pela Federação das Associações de Origem Veneta do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul (FAINORS), em parceria com a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, e encantou todos os apreciadores da boa gastronomia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, ressaltou a importância de resgatar e preservar as tradições culturais e gastronômicas de Erechim, enfatizando o papel crucial da inovação e do turismo no fortalecimento da identidade local. “A parceria com a FAINORS representa um grande avanço para o nosso município. Quero parabenizar a todos os envolvidos, especialmente as famílias que generosamente compartilharam suas receitas conosco por meio deste livro”, afirmou.

Sheila Mara Capeletti, professora de gastronomia, língua e cultura italiana, e uma das principais idealizadoras do livro, compartilhou um pouco sobre a origem da obra. “O livro surgiu quando comecei a dar aulas de gastronomia italiana para os empreendedores. Durante o curso, o objetivo foi resgatar algumas receitas das nossas avós. Em um segundo momento, sentei com a Michele, técnica em turismo e turismóloga da Prefeitura, e decidimos transformar essa ideia em um livro. Só tenho a agradecer de coração a todos os presentes e, especialmente, às famílias que compartilharam suas histórias e receitas conosco”, concluiu Sheila.
O principal objetivo da FAINORS é preservar, promover e difundir a cultura italiana na região do Alto Uruguai. O presidente da associação, Marcos Dalla Rosa, destacou a relevância da parceria com a prefeitura. “Essa parceria tem um significado muito especial. Valorizar a nossa cultura italiana e contribuir com o poder público no fortalecimento de ações voltadas para o turismo rural e a culinária italiana é algo muito importante. Hoje, estamos extremamente felizes em poder entregar esse trabalho”, finalizou.
O livro contou com a contribuição de 21 famílias, que compartilharam não apenas suas receitas, mas também suas histórias e segredos culinários, perpetuando a rica tradição de cada uma delas. Este é um legado cultural valioso, que servirá de inspiração para as futuras gerações, incentivando-as a preservar e manter vivas essas histórias e sabores.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação