O Estado do Rio Grande do Sul possui uma vigilância da Raiva e da Febre Amarela ativa e conjunta entre os profissionais de saúde estadual e municipais. As continuadas ações exigem treinamentos práticos dos profissionais da saúde para coleta de amostras de vísceras e cérebro de animais e atualização na profilaxia humana da raiva e da febre amarela. Com isso, possibilita que mais profissionais estejam capacitados no Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva (PECPR) e na Vigilância da Febre Amarela para coleta de amostras, investigação de casos e profilaxia humana.
Sabe-se que a raiva e a febre amarela são doenças zoonóticas de alta letalidade em seres humanos, sendo qualquer mamífero e os Primatas Não Humanos (PNHs) capazes de transmiti-las, respectivamente. Sendo assim, o treinamento foi realizado para profissionais da saúde atuantes na vigilância e profilaxia da raiva e febre amarela, compreendendo 33 municípios do Alto Uruguai.
A iniciativa proporcionou aos participantes: compreensão aprofundada dos conceitos da raiva e da febre amarela, fluxo de vigilância e monitoramento desses patógenos na natureza e como ocorre a sua profilaxia humana. Além disso, o curso visou familiarizar os participantes dos avanços mais recentes no diagnóstico e oferecer a prática de coleta de campo de amostras biológicas para envio ao laboratório.
Por Ascom