Medicina Veterinária da URI promove curso sobre colheita, preparo e envio de material para citologia

A expansão da citologia na Medicina Veterinária, como ferramenta diagnóstica, está em constante crescimento. Ela se constitui num recurso simples, rápido, seguro, eficaz, de baixo custo e pouco invasivo, que não proporciona riscos à vida do paciente e, na maioria dos casos, não requer anestesia ou equipamentos sofisticados.

Através do exame citopatológico, é possível diferenciar processos inflamatórios, infecciosos, hiperplasias e neoplasias. O sucesso do exame citológico irá depender da obtenção da amostra, preparo e coloração das lâminas e avaliação do citopatologista e qualquer dificuldade imposta a um destes passos poderá afetar o resultado obtido.

De acordo com o Professor Guilherme Dornelles, que ministrou o Curso de Extensão promovido pelo Curso de Medicina Veterinária da URI, o objetivo foi treinar alunos sobre os diferentes métodos de colheita de material para avaliação citopatológica, confecção de lâminas e o envio correto de material para o laboratório, bem como orientar os participantes sobre as vantagens e limitações dessa técnica.

O curso, com duração de 4 horas, foi ministrado no dia 07/11/2020 pelos professores Guilherme Lopes Dornelles e Luciana de Araujo Borba, docentes do curso de Medicina Veterinária, e teve participação de alunos da graduação de Medicina Veterinária e pós-graduação em Emergências Clínicas e Cirúrgicas de pequenos animais, também ofertado pelo curso de Medicina Veterinária da URI Erechim.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS