04 - Banner online E - 1181 x 374

Medicina da URI presente na IX Jornada Gaúcha de História da Medicina

Nos dias 10 e 11 de outubro, ocorreu, na Universidade de Caxias do Sul, a IX Jornada Gaúcha da História da Medicina, evento científico e cultural organizado pela Associação Gaúcha de História da Medicina (AGHM), que objetivou, dentre outros, o resgate e a divulgação de estudos e pesquisas envolvendo a história da medicina. Nestes dias, além de debates e conferências com palestrantes renomados do país, foram apresentados 48 trabalhos científicos, na modalidade comunicação oral.

O Grupo de Pesquisa e Extensão Patrimônio Histórico Material e Imaterial em Saúde (PAHMIS), do Curso de Medicina da URI Erechim, se fez presente, compartilhando sete estudos realizados no último ano. São eles: “À luz e à sombra: duas medicinas?”, autoria de Bruna Malacarne; “Tratamentos psiquiátricos na era manicomial: uma história de tortura”, escrito por Luiza Trevisan; “Saúde masculina: a criação histórica de um tabu”, de Maísa Diane Turra Lena; “Princípios judaicos e a ética médica brasileira”, das estudantes Maria Luísa da Fonseca e Natalia Demarco Kielek; “Fernando Gomes da Silveira e seu legado na toxoplasmose”, “De Sara Feigue Hollander à Francisca Mermelstein: a resiliência e vida da parteira da comunidade judaica”, escritos por  Naiane Ronsoni Rigo; e “De araucárias brasileiras e arquitetura inglesa: a história do primeiro hospital israelita da América do Sul”, de autoria de Natalia Demarco Kielek.

A apresentação desse último trabalho, orientado pela Profa. Dra. Elisabete Maria Zanin, recebeu medalha de honra ao mérito como melhor apresentação de sua sala de comunicações orais. Mereceu destaque, também, o trabalho “De Sara Feigue Hollander à Francisca Mermelstein: a resiliência e vida da parteira da comunidade judaica”, apresentado por Naiane Ronsoni Rigo e orientado pela Profa. Dra. Miriam Salete Wilk Wisniewski, que, além de medalha de honra ao mérito como melhor apresentação de sua sala, recebeu também o Prêmio Rubens Maciel, como segundo melhor trabalho do evento. O prêmio é outorgado pela AGHM e agracia os dois primeiros trabalhos selecionados pela Comissão Julgadora do evento.

Por Ascom

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS