Me vacinei por todos que eu amo, os que conheço e os que não conheço

Já são 5 mortes registradas na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim causadas pelo vírus da Influenza A subtipo H1N1, popularmente conhecida como Gripe Suína (pois inicialmente foi identificada em porcos). Dessas 5 mortes, três são de moradores do município de Erechim, uma de Barão de Cotegipe e uma de Estação. O número de internações pelo vírus é alarmante, desde março temos aproximadamente 30 segundo informações cedidas pela Fundação Hospitalar da cidade[1], que afeta principalmente os mais idosos e pessoas com comorbidades.

Por outro lado, as Unidades de Saúde da cidade e os profissionais da área estão atuando na Campanha de Vacinação Contra a Gripe: três sábados de UBS abertas e de livre vacinação para pessoas de qualquer faixa etária, vacinação na esquina democrática (localizada na Avenida Sete), divulgação pelas redes da Secretaria da Saúde e da Prefeitura Municipal de Erechim, com a querida presença da Maria e do Zé Gotinha.

Já estamos no dia 22 de maio e a Campanha de Vacinação a todos os públicos já está aberta desde o começo do mês mas mesmo assim, conforme matéria publicada no site da prefeitura, o Secretário da Saúde Vianei afirma que: “Em Erechim precisamos vacinar mais de 80 mil pessoas contra a gripe e, por isso, estamos estendendo as ações de vacinação para outros locais”[2].

80 mil é muita gente. Quantas dessas pessoas se vacinaram? Incrivelmente, estamos vivendo em um tempo de risco à saúde pública por uma massa de pessoas que escolhe não se vacinar. Porém, a vacina nunca foi uma escolha, se vacinar é um compromisso com a sociedade, é um dever enquanto cidadão, é amar a si e amar o(a) outro(a).

Já passamos por uma pandemia trágica e triste o suficiente para termos entendido que a ciência salva vidas, e que não podemos fomentar o negacionismo à ciência.

Pesquisas sobre a não adesão à vacinação começam a surgir por uma preocupação crescente da não vacinação, tentando buscar o motivo das pessoas não estarem indo se vacinar. Segundo dados coletados[3], a justificativa das pessoas para não se vacinarem e que são mitos/mentiras são:

  1. “A vacina causa doença” = Mito, a vacina protege contra a doença para que seu sistema imunológico responda a essa contaminação de maneira mais forte, de modo a não causar comorbidades graves.
  2. “Eu sou saudável e não preciso de imunização” = É saudável até ficar doente.
  3. “A vacina não funciona/Eu não acredito em vacinas” = Geralmente opinião induzida por acreditar em notícias falsas. “As vacinas protegem cerca de 90% a 100% das pessoas que aderem aos esquemas vacinais corretamente. O baixo percentual de não proteção se deve a diversos fatores, como o próprio organismo do indivíduo vacinado, que não confere a resposta imunológica devida”[4].

Além dos motivos de não haver tempo para se vacinar pois estuda/trabalha, falta de informações e instrução, acreditar em notícias falsas (fake-news) sobre as vacinas em fontes não confiáveis (WhatsApp, Instagram, Twitter, sites de fofocas, etc…), razões religiosas ou parentais.

Todas essas justificativas se enquadram como recusa vacinal, e em Erechim temos indicadores alarmantes da não adesão. Uma decisão individualista e precipitada é a de não se vacinar, pois “A decisão do indivíduo de não se vacinar ou influenciar outras pessoas a não se vacinarem, trás consequências não apenas para ele, mas reduz a imunidade da população como um todo, favorecendo assim surtos” dizem os e as pesquisadoras.

Entre Aspas

Devemos conscientizar cada vez mais a população sobre essa questão da vacinação. O inverno está chegando, os mais velhos, com comorbidades e as crianças são mais inclinados a entrar em estados agravantes (em UTI) se não se vacinarem. Fala com seu amigo, pai, irmão, conhecidos e conhecidas e proteja você e quem você ama! Informe-se nas redes oficiais da Secretaria de Saúde ou do Ministério da Saúde mais informações e valorize a ciência, porque ela salva vidas.

Por: Kaylani Dal Medico.

Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS Erechim.

Bolsista do Projeto de Extensão “Dizer a sua palavra”: democratização da cultura popular e da comunicação

kaylanidalmedico@hotmail.com

[1] Ver: https://jornalboavista.com.br/influenza-a-ja-contabiliza-tres-obitos-em-erechim-antes-mesmo-da-chegada-do-frio/

[2] Ver: https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/20600/vacinacao-contra-a-gripe-neste-sabado-conta-com-boa-adesao-da-populacao

[3] FERREIRA, Ana Cláudia Barbosa Honório; MESQUITA, Jamile Alvez Botelho. Não adesão à vacinação: uma revisão integrativa da literatura. Revista Científica Pro Homine, v. 5, n. 1, p. 46-64, 2023.

[4] Idem, p. 54.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS